Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Master Maio 2017 Pará

Sobre placas machistas para pajens e damas!

Ana, dia 25 de Fevereiro de 2017 às 18:48

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 678

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado! Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por...

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado!

Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por crianças antes da entrada da noiva. A minha intenção nesse debate aqui é fazer todo mundo parar pra pensar um pouco. Além da "brincadeira" qual é a mensagem por trás da placa? Por exemplo:

Foge não, ela está linda (???)

Foge não, ela está linda (???)

Vamos lá... você por acaso está obrigando seu noivo a casar? Não foi ele que quis casar com você? Por que então ele fugiria???? Acho que placas assim perpetuam essa imagem que mulher tem que casar a qualquer custo, e que faz qualquer coisa necessaria pra atingir esse objetivo! Passa a ideia que a noiva OBRIGOU o noivo a casar, e não que eles estão casando por amor... Aí a noiva pode argumentar: "ah, é uma brincadeira..." Sim. É uma brincadeira. Mas qual a mensagem por trás dessa brincadeira? Que o noivo esta casando pra fazer uma vontade sua? Que voce esta obrigando seu noivo a casar? Que as mulheres precisam casar enquanto os homens tem o livre arbitrio e podem desistir a qualquer momento? Aí me colocam uma criança sem ter a menor ideia do que esta levando pra entrar com essa placa. Incutindo na cabeça de uma menina desde cedo que mulheres tem que casar a qualquer custo. Homens não. Francamente...

Ou essa outra:

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Mais uma vez condicionando o casamento à vontade sublime do homem e à beleza da mulher. Significa que se ela tivesse feia o noivo poderia fugir entao??? Mais uma vez eu pergunto: vc está obrigando o seu noivo a casar? É justo fazer uma crianca entrar com um placa dessa sem ter a minima noção do seu real significado?

ou...

Tio, esta é a última chance de fugir (???)

lalalala

Mais uma vez passando a mensagem que nós mulheres somos no minimo loucas pros nossos noivos quererem fugir da gente né....

Mas pra mim, o cúmulo do absurdo foi essa:

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Nessa aqui não sei nem por onde começar! Primeiro, a piada de loira sinceramente é o de menos. O problema maior é de novo uma mensagem extremamente preconceituosa, colocada em uma embalagem fofa. O problema é tratarem o casamento - e a mulher! - como um fardo que o homem vai carregar. O problema é nos tratarem como alguém fútil. E o pior: colocar uma bebê linda pra reproduzir esse discurso, sendo que ela deve estar ainda reproduzindo suas primeiras palavras na vida. O problema é considerar que a mulher sempre será dependente do homem e que ele que terá que arcar com seus gastos!! E o pior meesmo é um instagram de ideias de casamento achar isso lindo e outras noivas não verem os inumeros problemas nessa mensagem!

Não quero ofender ninguem, mas vamos pensar mais no que estamos ensinando pras nossas crianças, meu povo!!! Que mensagem estamos passando de NÓS MESMAS! Brincadeiras racistas hoje em dia são inaceitáveis. Então por que aceitamos brincadeiras machistas???

É obvio que cada uma faz o que quiser no seu proprio casamento, mas vamos pensar nas consequencias de nossos atos e principalmente no prejuizo para o nosso proprio genero. Sinceramente espero com esse debate ter mudado a cabeça de noivas que achavam legal ou engraçadinho colocar placas assim... tem tantas opcoes legais! Tantas coisas bonitas pra serem escritas!!! Por que não colocar, AÍ VEM O AMOR DA SUA VIDA, por exemplo?? É só pensarrr!

E quero ouvir a opiniao de voces também! Voces concordam comigo? O que acham? To pronta pra conversar! BEIJOOOOS DE LUZZZZZZ

678 Respostas

• Caroline
    Super Noiva Dezembro 2018 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ganhei uma plaquinha de uma amiga que casou, foi justamente essa: "FOGE NÃO, ELA TÁ LINDA !''. Sei que ela nem pensou e nem deve pensar nisso que você disse, ainda mais que o argumento é apenas pelo fato dela estar linda que acaba nem ligando pra escrita do ''foge não'', mas você tem razão, a nossa sociedade ainda reproduz um senso comum que inferioriza a mulher, infelizmente.

Quanta a plaquinha que ganhei, vou guardar pois sei que foi dada com a melhor das intenções, mas não irei usar rs

• Responder
  • A
    Noiva Master Maio 2017 Pará
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Completamente sem noçãoo!!

• Responder
  • Layse
    Super Noiva Julho 2018 Distrito Federal
    Layse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem complicado mesmo essa questão, nunca gostei desse tipo de plaquinhas

• Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivas!
    Boa tarde! Isso é sério. Procurando elementos para a decoração do meu casamento no Elo7, vejam essas "pérolas" de placas que eu achei. Smiley surprise
    Não é muito mau gosto pra por num casamento?!

Placa sem noção 1Placa sem noção 1

Placa sem noção 2Placa sem noção 2

• Responder
  • Carolina
    Noiva Esperta Agosto 2019 Rio de Janeiro
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você está certa!!! Com tanta coisa linda pra esse momento tão especial. Minhas inspirações

Sobre placas machistas para pajens e damas! - 1

Sobre placas machistas para pajens e damas! - 2

Sobre placas machistas para pajens e damas! - 3

Sobre placas machistas para pajens e damas! - 4

Sobre placas machistas para pajens e damas! - 5
    • Responder
  • Letícia
    Super Noiva Novembro 2017 Rio Grande do Sul
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uuual, que debate hen... Parabéns, super concordo com tudo o que foi dito.
    • Responder
  • Gabrielle
    Noiva Curiosa outubro 2018 Rio de Janeiro
    Gabrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sei la , existem plaquinhas realmente fofas, mas outras com piadas de mau gosto total! Desnecessárias.... :/
    • Responder
  • Aline
    Noiva Constante Julho 2018 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo em partes com você... porem......

No meu casamento usarei algumas plaquinhas, inclusive uma que diz "papai foge comigo ainda dá tempo" essa quem vai levar é o meu cachorro que é apaixonado pelo meu noivo e ele morre de ciúmes dele.. então eu aposto que se ele falasse essa seria a frase dita por ele rsrs

E outra que irei usar é "foge não a mamãe esta linda" que será o meu outro cachorro quem vai levar.. esse já é bem apegado a mim e sei que se também pudesse falar seria dito por ele.. rsrs

Então acredito que tudo vai depender do ponto de vista do casal.. Não podemos levar tudo tão a serio, o mundo já é chato de mais pra generalizarmos tudo.. Mas claro isso vai de cada noiva..

bjos

• Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns por puxar esse tema no debate, Ana Cecília. Sempre achei essas placas de super mau gosto, mas como vi em muitos casamentos, ficava pensando que era um grilo só meu.

• Responder
  • Lívia
    Super Noiva Dezembro 2022 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com tuuudo, acho de muito mal gosto essas placas com esses dizeres. Pior moda que inventaram para casamentos.

• Responder
  • Thay
    Noiva Constante Abril 2018 São Paulo
    Thay ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo Totalmente.. Machismo Total.. e tem pessoas que acham fofoo aff

• Responder
  • Stefani
    Super Noiva Setembro 2017 São Paulo
    Stefani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu concordo plenamente com você!!!! Acho um absurdo essas plaquinhas sempre menosprezando a mulher.... CONCORDO TOTALMENTE.

• Responder
  • Juliana
    Super Noiva Março 2018 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não aderi essa moda não, acho bem desnecessário

• Responder
  • Talyta
    Noiva VIP Janeiro 2018 São Paulo
    Talyta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Penso exatamente o mesmo Ana, é puro machismo e acho triste as pessoas não verem o machismo escondido na mensagem e acharem divertido. A mesma coisa dos topos de bolo com o noivo acorrentado com mordaça escrito sim, lamentável.

• Responder
  • Claudiana
    Noiva Novata Setembro 2017 Bahia
    Claudiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho cada um tem seu jeito, mas eu não vou usar desse tipo, mas por outro lado fica bastante descontraído e nada machista.
    • Responder
  • Jane
    Super Noiva outubro 2017 Santa Catarina
    Jane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que se o casal tem um estilo descontraído, não tem problema usar essas plaquinhas, não acho ofensivo, afinal nem tudo dá para levar tão a sério, senão a pessoa pira!

• Responder
  • Emanuelle
    Noiva Curiosa outubro 2018 Minas Gerais
    Emanuelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Falar a verdade não gosto dessas plaquinhas! Acho "brega", dispensável . Gosto de coisas mais simples e elegantes.
    • Responder
  • Tami
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Tami ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo em partes sim, tem coisa que fica estranho. Não usarei essas plaquinhas, só a tradicional "Lá vem a noiva" Ou "La vem o amor da sua vida" (Gostei da ideia) mas no mais é isso que vc disse cada um faz o que quer, mas que não fica muito legal, não fica mesmo.

Bjos

• Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Setembro 2018 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha,

Não quero que me leve mal no cometário que farei abaixo:

Em relação as plaquinhas, acredito eu que quando escolhida a frese como por exemplo '' foge não ela tá linda'' (inclusive usarei esta), não é com um pensamento machista, nem nada do tipo, mas sim como já dito, pra ser um momento divertido, descontraído ou que reflita um pouco da personalidade dos noivos.

Claro, devemos levar em conta o sonho de cada noiva, como já dito acima não acredito que em um momento tão importante na vida de cada noivinha o pensamento seja este ''machista''. entretanto gosto é gosto, e todos partilhamos de pensamentos diferentes.

Apenas acho que não deveriamos generalizar as coisas.

Me desculpe, acho não tenha gostado, a intenção foi compartilhar minha opinião.

Beijos

• Responder
  • Grace
    Noiva Ativa Dezembro 2017 Minas Gerais
    Grace ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com voce, a igreja aqui onde moro mesmo ja aconteceu isso dessas plaquinhas duas vezes e o padre nao aceitou eu concordo pq nao tem sentido essas frases pra entrar tudo bem que possa ser de brincadeira mais as vezes nao tem graca!
    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Janeiro 2018 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo, acho que ha muitas frases mais bacanas, como o Amor da sua vida está chegando ou Que momento memoravel, ou algo do tipo....

• Responder
  • Natalia
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uma prima minha faz e uma conhecida tbm.... procura no face "Dona Formiguinha Ateliê criativo" e "Jana Gava Artes em tecidos e feltros"
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Constante Setembro 2018 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amei! Ainda mais prático pq as fridinhas ainda não achei quem faça hahah adorei a ideia!
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, sei que entre as amigas isso não será um problema, mas já imagino os familiares reclamando hahaha
    • Responder
  • Jaque
    Super Noiva Novembro 2019 São Paulo
    Jaque ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É SÓ UMA BRINCADEIRA!!!! Uma descontração. Deus q me livre, quanto mimimi.
    • Responder
  • Aline
    Noiva Ativa Fevereiro 2019 Bahia
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Poxa, maravilhosa essa ideia!! Principalmente com a questão das frases.

Mas é fazer isso e estar preparada para a chuva de críticas de pessoas que são alheias a essas questões.

• Responder
  • Aline
    Noiva Ativa Fevereiro 2019 Bahia
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Lindaa! Via as plaquinhas e me davam uma dor no peito por toda essa manutenção e propagação do machismo, ainda mais em se tratando de casamento, que é uma instituição muitas vezes tão atacada e marcada pelo machismo há décadas. Gostei da sugestão "Aí vem o amor da sua vida".

Estamos pensando mesmo em alternativas.

• Responder
  • Natalia
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Amei! já vou aderir! Jogo um balde de corações e cada uma pega um e leva um pouco de amor pra si Smiley heart

• Responder
  • Carolina
    Noiva Curiosa Setembro 2018 Pernambuco
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, quantas plaquinhas non sense. Assino embaixo.

• Responder
  • Marinara Abreu
    Noiva Esperta outubro 2017 Rio Grande do Sul
    Marinara Abreu ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Super concordo!

• Responder
  • Jac do casamento alternativo
    Noiva VIP Abril 2027 Berlin
    Jac do casamento alternativo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super concordo! De verdade não gosto nem de criança na cerimônia. Por mais leve que seja, ainda é um ato formal e adulto, cuja responsabilidade elas não tem nem ideia. Mas ok, são fofinhas e fica bonitinho. MAS POR CRIANÇA PARA FALAR ABOBRINHA SOBRE O QUE ELAS NÃO ENTENDEM E REPRODUZINDO UM ESTEREÓTIPO PRECONCEITUOSO JÁ É DEMAIS. Foras piadas complementares como a bomba do noivo de que da a impressão de que ele está "amaldiçoando" o próximo.a se casar. Se é tão ruim, pq tá casando? E sim, dar outros significados para o buque, como essa ideia do buque de Frida, ou qualquer outra coisa que não seja misógina. (O próprio buque de pimenta não é legal: porque é que A Mulher tem que proteger o casamento e não o homem né?).Tem outro debate sobre feminismo no casamento. Vou colocar o link aqui depois.Grata pelo debate.
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda não achei ngm pra fazer as fridinhas, mas a do coração é uma ótima ideia tbm e mais fácil de achar!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas