Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Master Maio 2017 Pará

Sobre placas machistas para pajens e damas!

Ana, dia 25 de Fevereiro de 2017 às 18:48

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 678

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado! Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por...

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado!

Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por crianças antes da entrada da noiva. A minha intenção nesse debate aqui é fazer todo mundo parar pra pensar um pouco. Além da "brincadeira" qual é a mensagem por trás da placa? Por exemplo:

Foge não, ela está linda (???)

Foge não, ela está linda (???)

Vamos lá... você por acaso está obrigando seu noivo a casar? Não foi ele que quis casar com você? Por que então ele fugiria???? Acho que placas assim perpetuam essa imagem que mulher tem que casar a qualquer custo, e que faz qualquer coisa necessaria pra atingir esse objetivo! Passa a ideia que a noiva OBRIGOU o noivo a casar, e não que eles estão casando por amor... Aí a noiva pode argumentar: "ah, é uma brincadeira..." Sim. É uma brincadeira. Mas qual a mensagem por trás dessa brincadeira? Que o noivo esta casando pra fazer uma vontade sua? Que voce esta obrigando seu noivo a casar? Que as mulheres precisam casar enquanto os homens tem o livre arbitrio e podem desistir a qualquer momento? Aí me colocam uma criança sem ter a menor ideia do que esta levando pra entrar com essa placa. Incutindo na cabeça de uma menina desde cedo que mulheres tem que casar a qualquer custo. Homens não. Francamente...

Ou essa outra:

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Mais uma vez condicionando o casamento à vontade sublime do homem e à beleza da mulher. Significa que se ela tivesse feia o noivo poderia fugir entao??? Mais uma vez eu pergunto: vc está obrigando o seu noivo a casar? É justo fazer uma crianca entrar com um placa dessa sem ter a minima noção do seu real significado?

ou...

Tio, esta é a última chance de fugir (???)

lalalala

Mais uma vez passando a mensagem que nós mulheres somos no minimo loucas pros nossos noivos quererem fugir da gente né....

Mas pra mim, o cúmulo do absurdo foi essa:

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Nessa aqui não sei nem por onde começar! Primeiro, a piada de loira sinceramente é o de menos. O problema maior é de novo uma mensagem extremamente preconceituosa, colocada em uma embalagem fofa. O problema é tratarem o casamento - e a mulher! - como um fardo que o homem vai carregar. O problema é nos tratarem como alguém fútil. E o pior: colocar uma bebê linda pra reproduzir esse discurso, sendo que ela deve estar ainda reproduzindo suas primeiras palavras na vida. O problema é considerar que a mulher sempre será dependente do homem e que ele que terá que arcar com seus gastos!! E o pior meesmo é um instagram de ideias de casamento achar isso lindo e outras noivas não verem os inumeros problemas nessa mensagem!

Não quero ofender ninguem, mas vamos pensar mais no que estamos ensinando pras nossas crianças, meu povo!!! Que mensagem estamos passando de NÓS MESMAS! Brincadeiras racistas hoje em dia são inaceitáveis. Então por que aceitamos brincadeiras machistas???

É obvio que cada uma faz o que quiser no seu proprio casamento, mas vamos pensar nas consequencias de nossos atos e principalmente no prejuizo para o nosso proprio genero. Sinceramente espero com esse debate ter mudado a cabeça de noivas que achavam legal ou engraçadinho colocar placas assim... tem tantas opcoes legais! Tantas coisas bonitas pra serem escritas!!! Por que não colocar, AÍ VEM O AMOR DA SUA VIDA, por exemplo?? É só pensarrr!

E quero ouvir a opiniao de voces também! Voces concordam comigo? O que acham? To pronta pra conversar! BEIJOOOOS DE LUZZZZZZ

678 Respostas

  • Aline
    Noiva Constante Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei!! Finalmente alguém escreveu sobre isso! Penso exatamente o mesmo que vc! Parabéns pelo post, noivinha! É com atitudes assim que aos poucos a gente vai acabando com o machismo! Smiley heart

    • Responder
  • Rehh
    Noiva Master Setembro 2022 Bahia
    Rehh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu terei plaquinhas
    Mas essas de cunho marchista não rola
    Vou ter trechos de canções
    E também Jesus nosso convidado de honra.

    • Responder
  • M
    Noiva Constante Abril 2018 Paraná
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nem vou ter plaquinhas
    • Responder
  • Bianca
    Noiva Constante Novembro 2022 Santa Catarina
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que bom ler que a maioria concordar com o post, significa que pelo menos um pouco, o machismo vai diminuindo. Sem dúvida é uma brincadeira super sem graça. Já não bastar ouvir esse tipo de piadinha todas as vezes que falamos que estamos noivos. É chato e de mal tom. Ninguém é obrigado a casar.

    • Responder
  • I
    Noiva Esperta Fevereiro 2019 Paraná
    Isabella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Ana.

    Eu não curto essas plaquinhas. Acho que os convidados nem prestam atenção no que está escrito.

    Em relação à serem levadas por crianças, acho que não tem problema, afinal as crianças geralmente são bem pequenas e a maioria não sabe ler, e mesmo se souberem, não vão ''entender'' muito bem a mensagem.

    Enfim, as frases são machistas sim. Como eu disse, no meu casamento eu não colocaria por que acho feio e não faz o nosso estilo. Mas as noivinhas que utilizam acredito que não se dão conta da mensagem por trás da brincadeira das plaquinhas.

    Beijos.

    • Responder
  • A
    Noiva Master Maio 2017 Pará
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente isso!!

    • Responder
  • A
    Noiva Master Maio 2017 Pará
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Falou tudo! Disse exatamente tudo o que penso!!


    • Responder
  • Thaíssa
    Noiva Esperta Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Thaíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei seu post!! esses dias estava justamente conversando com minha irmã sobre isso! É S U R R E A L!! E ainda tem os topos de bolo com o noivo algemado e talz.... enfim. É isso, vc já falou tudo.

    • Responder
  • Larissa Zampola
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Larissa Zampola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não usaria esse tipo de plaquinha! Mas nada contra quem usa rs
    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Setembro 2018 Minas Gerais
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não colocaria no meu não. Não soa bem.

    • Responder
  • Fabíolla
    Top das Noivas Dezembro 2017 Minas Gerais
    Fabíolla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu também não gosto desse tipo machista e irônico.

    • Responder
  • Arielle
    Super Noiva Julho 2019 Paraná
    Arielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não tenho nada contra quem usa essas plaquinhas, acredito que seja mais para descontrair e, ninguém leva a ferro e fogo o que está escrito.

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Maio 2015 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu concordo com você. Não usei e nem usaria nada do tipo no meu casamento nem em momento nenhum na minha vida. Sempre pensei assim e quero passar isso para meus filhos. Acho que a cultura do povo e suas verdades se mostram nas pequenas atitudes.

    Em relação as pessoas acharem que é apenas uma brincadeira, eu não concordo pois quando a brincadeira é ao contrário, o mesmo não é valido. Por exemplo, a um tempo atrás vi uma reportagem de uma noiva que no dia do chá de panela ganhou das amigas uma camiseta escrito "Quem comeu, comeu. Quem não comeu, não come mais." E essa camiseta foi o motivo pelo qual o noivo terminou com ela e cancelou o casamento. Ué? mas não é apenas uma brincadeira? Pq ele se ofendeu? Se fosse ao contrário tenho certeza que a sociedade acharia mimimi da noiva se ela cancelasse tudo.

    O machismo, racismo e todo resto está nas pequenas coisas sim!

    • Responder
  • Pamela
    Noiva Constante Março 2018 São Paulo
    Pamela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha!!!

    Não tenho nada contra quem usa essas plaquinhas, acredito que seja mais para descontrair e, ninguém leva a ferro e fogo o que está escrito.

    Eu não usaria, prefiro as plaquinhas com a escrita "Lá vem a noiva", "Ela está linda", "enfim casados"......

    • Responder
  • L
    Super Noiva Janeiro 2018 Minas Gerais
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Respeito a vontade de cada noiva! Aliás o casamento e o dia são dos noivos, e se eles acharem legal ter essas plaquinhas quem somos nós pra falar alguma coisa?

    Maaaas, eu, particularmente , não curto! Não quero no meu, não combina com a gente!

    • Responder
  • Nicolle
    Noiva Esperta Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Nicolle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Geeeente vão procurar problema na plaquinha que ninguém presta muito atenção, as pessoas olham mais pra criança do que pra plaquinha e o conteúdo dela e outra se os noivo não gostassem ou se ofendesse com o conteúdo da placa não escolheriam para colocar no casamento..oxee.

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva VIP Junho 2019 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Amei a plaquinha!! Smiley kiss

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva VIP Junho 2019 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo plenamente!

    • Responder
  • Elizabethe
    Super Noiva Julho 2019 São Paulo
    Elizabethe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gente, eu super concordo com vc ♥ disse tudo, a sua ideia de plaquinha ficou super melhor, pretendo usá-la. Vamos mudar essa realidade machista.

    • Responder
  • Leopoldina
    Super Noiva Novembro 2022 Santa Catarina
    Leopoldina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Ana, eu concordo com você em tudo que falou.

    Acho que a maioria das pessoas que aderem a essas placas querem dar um tom de brincadeira. Já vi também noivos que escrevem debaixo do sapato "Game Over". Acho muito chato. Parece que estão casando obrigados..

    • Responder
  • Fran
    Noiva Constante Setembro 2019 São Paulo
    Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Ana,


    Muito bom trazer esse assunto a tona. Sempre achei uma verdadeira falta de respeito plaquinhas com esse conteúdo e desde que comecei a sonhar com meu casamento, tenho a certeza de que NÃO TEREI ESSAS PLAQUINHAS.

    Muito boa reflexão. Beijos ♥

    • Responder
  • Thay
    Noiva Principiante Setembro 2019 São Paulo
    Thay ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois é.. Acho essas plaquinhas o cúmulo. Afinal, é o casal, em conjunto, que opta pelo casamento. Não deveríamos perpetuar o sentido de que as mulheres estão desesperadas, com medo de que o noivo "fuja", nem fazer piada de algo tão sério. Os dois estão nessa porque escolheram. Os tempos são outros e cada vez mais os homens têm se envolvido em cada detalhe do casamento. Não é coerente continuar alimentando essa imagem tão feia. Vamos aproveitar cada instante desse momento para falar de amor!

    • Responder
  • B
    Noiva VIP Maio 2018 Rio de Janeiro
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo super com você!

    Realmente essas plaquinhas são de péssimo gosto! Não usaria jamais!

    Até porque nem engraçadas eu acho..

    Tem tanta coisa mais legal pra se ler num dia especial como este. Devemos nesse dia mais do que nunca exaltar o AMOR!

    Ótimo debate casadinha!

    Bjs

    • Responder
  • Laís
    Noiva Principiante Junho 2018 Piauí
    Laís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo totalmente, dá pra fazer plaquinhas engraçadas sem esse tipo de conteúdo

    • Responder
  • Barbara
    Super Noiva Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente Andressa,

    Acho que muita gente aqui não entendeu o debate. O problema não é ter plaquinha em si, o problema é o conteudo.

    Não é engraçado dizer que o homem ta casando obrigado.

    • Responder
  • Ju e Jo
    Noiva Ativa Novembro 2017 São Paulo
    Ju e Jo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O problema é quando o conteúdo da placa não tem verdade, e nem sentido para o casal! Mas acho válido você não usar nada que não tenha a "cara" de vocês.




    plaquinhaSobre placas machistas para pajens e damas! 1


    • Responder
  • É
    Noiva Ativa Abril 2018 São Paulo
    Érica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Legal gostei vou pensar nessa 😉
    • Responder
  • A
    Noiva Master Maio 2017 Pará
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lindaa! Smiley winking
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Ativa Abril 2018 São Paulo
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Essa sim é uma mensagem bonita para plaquinha! "Jesus, convidado de honra"

    Minha amiga colocou a mesma frase no convite dela.


    • Responder
  • Claudia
    Noiva Ativa Abril 2018 São Paulo
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bem lembrado sobre os topos de bolo. Eu acho tão bizarro quanto as plaquinhas. Não faz sentido esse negócio de fugir que ainda dá tempo, noivo acorrentado...

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Ativa Abril 2018 São Paulo
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo plenamente! Esse lance de plaquinhas parece que virou febre nos casamentos. Eu particularmente não gosto, inclusive na igreja que eu fui fechar meu casamento proíbe essas plaquinhas.

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Principiante Novembro 2019 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu concordo plenamente com vc, Ana! A ideia das plaquinhas é legal mas DEPENDE da mensagem que elas carregarem! Essas mensagens machistas acabam com o clima romântico que o casamento carrega!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas