Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Master Maio 2017 Pará

Sobre placas machistas para pajens e damas!

Ana, dia 25 de Fevereiro de 2017 às 18:48

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 678

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado! Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por...

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado!

Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por crianças antes da entrada da noiva. A minha intenção nesse debate aqui é fazer todo mundo parar pra pensar um pouco. Além da "brincadeira" qual é a mensagem por trás da placa? Por exemplo:

Foge não, ela está linda (???)

Foge não, ela está linda (???)

Vamos lá... você por acaso está obrigando seu noivo a casar? Não foi ele que quis casar com você? Por que então ele fugiria???? Acho que placas assim perpetuam essa imagem que mulher tem que casar a qualquer custo, e que faz qualquer coisa necessaria pra atingir esse objetivo! Passa a ideia que a noiva OBRIGOU o noivo a casar, e não que eles estão casando por amor... Aí a noiva pode argumentar: "ah, é uma brincadeira..." Sim. É uma brincadeira. Mas qual a mensagem por trás dessa brincadeira? Que o noivo esta casando pra fazer uma vontade sua? Que voce esta obrigando seu noivo a casar? Que as mulheres precisam casar enquanto os homens tem o livre arbitrio e podem desistir a qualquer momento? Aí me colocam uma criança sem ter a menor ideia do que esta levando pra entrar com essa placa. Incutindo na cabeça de uma menina desde cedo que mulheres tem que casar a qualquer custo. Homens não. Francamente...

Ou essa outra:

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Mais uma vez condicionando o casamento à vontade sublime do homem e à beleza da mulher. Significa que se ela tivesse feia o noivo poderia fugir entao??? Mais uma vez eu pergunto: vc está obrigando o seu noivo a casar? É justo fazer uma crianca entrar com um placa dessa sem ter a minima noção do seu real significado?

ou...

Tio, esta é a última chance de fugir (???)

lalalala

Mais uma vez passando a mensagem que nós mulheres somos no minimo loucas pros nossos noivos quererem fugir da gente né....

Mas pra mim, o cúmulo do absurdo foi essa:

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Nessa aqui não sei nem por onde começar! Primeiro, a piada de loira sinceramente é o de menos. O problema maior é de novo uma mensagem extremamente preconceituosa, colocada em uma embalagem fofa. O problema é tratarem o casamento - e a mulher! - como um fardo que o homem vai carregar. O problema é nos tratarem como alguém fútil. E o pior: colocar uma bebê linda pra reproduzir esse discurso, sendo que ela deve estar ainda reproduzindo suas primeiras palavras na vida. O problema é considerar que a mulher sempre será dependente do homem e que ele que terá que arcar com seus gastos!! E o pior meesmo é um instagram de ideias de casamento achar isso lindo e outras noivas não verem os inumeros problemas nessa mensagem!

Não quero ofender ninguem, mas vamos pensar mais no que estamos ensinando pras nossas crianças, meu povo!!! Que mensagem estamos passando de NÓS MESMAS! Brincadeiras racistas hoje em dia são inaceitáveis. Então por que aceitamos brincadeiras machistas???

É obvio que cada uma faz o que quiser no seu proprio casamento, mas vamos pensar nas consequencias de nossos atos e principalmente no prejuizo para o nosso proprio genero. Sinceramente espero com esse debate ter mudado a cabeça de noivas que achavam legal ou engraçadinho colocar placas assim... tem tantas opcoes legais! Tantas coisas bonitas pra serem escritas!!! Por que não colocar, AÍ VEM O AMOR DA SUA VIDA, por exemplo?? É só pensarrr!

E quero ouvir a opiniao de voces também! Voces concordam comigo? O que acham? To pronta pra conversar! BEIJOOOOS DE LUZZZZZZ

678 Respostas

  • Mariana
    Noiva Esperta Dezembro 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu gritei um AMÉM, quando li esse post!

    Acho deselegante, desrespeitoso e desnecessário, para dizer o mínimo, e me incomodava demais. Graças a Deus, fui em pouquíssimos casamentos que usaram isso.

    Eu achava o cúmulo, porque passava essa sensação de "somos neuróticas e ele ta casando por obrigação".

    Vamos abolir isso pessoal!

    • Responder
  • Debora
    Noiva Constante outubro 2018 Bahia
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Kkkkkk também não gosto dessas plaquinhas. 🙊

    • Responder
  • M
    Super Noiva Dezembro 2018 São Paulo
    Miriã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordoooo ameeeeii *--*


    No meu quero colocar:

    "Jesus nosso convidado de honra"

    "E aqui começa uma nova jornada"


    Placas com sentido, respeito, amor e felicidaadeee

    • Responder
  • Tayanara
    Noiva Ativa Abril 2018 Paraná
    Tayanara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Super concordo com você.. e além de tudo não gosto dessas plaquinhas, acho muito brega.. rsrs

    • Responder
  • Brenda
    Noiva Constante outubro 2018 Santa Catarina
    Brenda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oxxeee, super concordei moça!Smiley surprise

    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Constante Novembro 2021 Santa Catarina
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Disse tudo e mais um pouco, concordo muito com tudo o que apontou. É ridículo fazer uma criança prestar esse papel.

    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Fevereiro 2020 Santa Catarina
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    CARA, obrigada por ter trazido isso a tona! Sempre odiei muitas tradições do casamento, como essas placas (que acho bem meio brega para falar a verdade), bonequinhos de topo de bolo onde a noiva está prendendo o noivo, jogar a "bomba" do casamento nos homens (afinal, por que as mulheres têm que disputar e os homens fugir?), a divisão entre presentes no chá bar "para homens copo de cerveja, para mulheres colher de pau e potinho de cozinha"... Por aí vai.
    Nada disso vai ter no meu, só o buquê, mas apenas para as mulheres que quiserem participar, porque eu sempre gostei de brincar, mas sem aquela forçação de "fulana, fulana e fulana compareçam para a brincadeira do buquê"

    Mas enfim, nunca falei disso aqui, porque acho delicado, sei que muitas meninas gostam e tenho medo de achar treta, mas que bom que você trouxe esse assunto à tona, pois acho muito importante, e fico feliz de ver que outras meninas também concordam Smiley smile

    • Responder
  • Karen
    Noiva Principiante Agosto 2020 Distrito Federal
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    SEMPRE tive vontade de falar essas coisas a respeito dessas plaquinhas machistas. Mas se a pessoa gosta... eu não pretendo nem de longe usar isso em meu casamento!
    Tantas outras frases bonitas para colocar e colocar um "Foge não, ela está linda" é de cortar o coração.

    • Responder
  • Auricelia
    Noiva Ativa Abril 2021 Ceará
    Auricelia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Arrasou muito, amei as dicas ❤
    • Responder
  • Lidiane
    Noiva Ativa Novembro 2018 São Paulo
    Lidiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    👏👏👏👏👏👏👏 impossível não aplaudir, adorei o seu debate, muito sensato!
    Concordo com vc plenamente.
    • Responder
  • D
    Noiva Constante Março 2019 Rio de Janeiro
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo com você, mas a plaquinha: 'Pensa bem, ela come muito' eu acho muito divertida! É a minha cara! rsrsrs

    Também estou procurando plaquinhas mais românticas. Tem alguma sugestão?

    • Responder
  • Carol
    Noiva Ativa Fevereiro 2019 Pará
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Me inspirando com essas plaquinhas com frases lindas... Obrigada por compartilhar noivinhas, pois eu não queria plaquinhas por justamente achar ofensivas algumas, mas essas são fofas... Smiley love Smiley heart

    • Responder
  • Pati
    Noiva VIP Julho 2018 Paraná
    Pati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Siiiiim, exatamente isso. Aqui tbm tem algumas igrejas que proibiram... A minha não, mas tem que cuidar o que escrevem..

    Ahhhh que lindaaa a sua placa, amei essa inspiração...Smiley heart

    • Responder
  • Yasmim
    Noiva Constante outubro 2018 Distrito Federal
    Yasmim ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também penso como você, noivinha!
    Já virou modinha isso ai Smiley ups

    • Responder
  • G
    Noiva Constante Setembro 2019 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo, tem tanta outras frases lindas para colocar

    • Responder
  • Nayara
    Noiva Esperta outubro 2018 Minas Gerais
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo plenamente noivinha! Já virou palhaçada.. na minha cidade até proibiram plaquinhas em algumas igrejas por conta da falta de bom senso...

    Amei suas inspirações!! Minha eleita foi essa:

    placa-deus-sonhou-com-este-dia-placa-deu

    • Responder
  • F
    Noiva Master outubro 2019 São Paulo
    Francielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sim Ana concordo plenamente com você. Meu noivo e eu somos brincalhões mas brincadeira tem hora e esse momento não se pode vir com frases desses tipo,ainda mais que anjos como as crianças que levam as plaquinhas. Gostei bastante do assunto.

    • Responder
  • Adiele
    Super Noiva Abril 2019 São Paulo
    Adiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho que depende muito da personalidade do casal.

    Eu e meu noivo somos muito brincalhões, e é normal que alfinete o outro com piadinhas do tipo dessas placas. E é descontraído e divertido. Nossos amigos e parentes sabem disso... então, seria normal.

    Mas para um casal mais reservado e para uma família mais tradicional e conservadora, não acho que seja a melhor escolha!

    • Responder
  • Tatiane
    Noiva Constante Abril 2019 São Paulo
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    As minhas ainda não pensei, mas nunca vi nada de machismo nessas plaquinhas, cada um tem seu estilo!

    • Responder
  • Pati
    Noiva VIP Julho 2018 Paraná
    Pati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Suuuuuuuuuuuper concordo com você!!!!!

    Não gosto nenhum pouco dessas placas que de alguma forma leva o casamento para um lado "ruim". Como se casar fosse algo ruim etal.

    É por isso que escolhi as placas mais fofas do mundo:

    Meu noivo vai entrar com a mae dele, e na frente deles o João, é um menino que a gente ama muito, filho da vizinha da mãe dele e AMA meu noivo demais, então nada mais justo que ele entre na frente do Johnny, gostei dessa placa:

    Placa JoãoSobre placas machistas para pajens e damas! 1

    E depois quando a florista vier, após ela entrar meu priminho Breno entrará com outra placa que eu acho muito linda:

    Placa brenoSobre placas machistas para pajens e damas! 2


    Essas sao minhas inspirações....

    Nada de coisas machistas e que desvalorizam a mulher ou o casamento..


    Beijinhos!!!

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já vi isso tbm. Sério que estão:

    1- sexualizando um criança

    2- reforçando que mulher é a louca pra casar?
    • Responder
  • L
    Noiva Master Novembro 2019 Minas Gerais
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ana,
    Agradeço por trazer esse assunto à tona!!! Temos muitos exemplos de casamentos super criativos, porém, certas coisas desnecessárias como estas, acabam "fazendo moda" e viralizam nas cerimônias. As vezes, os significados de determinados comportamentos não são avaliados, sendo inseridos sem o menor critério!!!
    Que possamos ter mais casamentos para celebrar o amor e autenticidade do casal, e por mais plaquinhas que toquem com amor e carinho do que as que contém conteúdo de duplo sentido ou ofensivo e degradante!
    😘😍❤
    • Responder
  • Bianca
    Noiva Principiante Julho 2019 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Ana, concordo contigo e fiquei feliz por ter proposto que debatêssemos sobre esse tema.
    Achei estranho também uma plaquinha que um garotinho levava, escrito: "moças, fiquem tranquilas, ainda estou solteiro". Oi? Ele é uma criança, deveria ter uns 5 anos.

    Entendo o tom de brincadeira, mas será que não poderíamos fazer coisas diferentes? Talvez mais criativas?

    Mais uma vez, obrigada por compartilhar Smiley smile bora conversar

    • Responder
  • S
    Noiva VIP Janeiro 2020 Rio de Janeiro
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também acho uma bobeira e um machisto ridiculo isso. Vamos acabar com isso de uma vez por todas. Se ele está ali é pq quer né?!

    • Responder
  • Natallia
    Noiva Constante Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Natallia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Interessante o post, mas como farei totalmente diferente, será algo bem feminista. Espero q meus convidados não entendam dessa forma ou não entendam. rs



    • Responder
  • Emmanoel
    Noivo Ativo Setembro 2018 Pernambuco
    Emmanoel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana, espero que esteja tudo bem!

    Existem vários tipos de plaquinhas e acho que isso vai variar muito de casal para casal, sinceramente eu não vejo isso como algo machista, poderia ser ao contrário (A noiva tá esperando e o pajens ou damas entrarem com uma placa "Ainda dá tempo de fugir").

    Com certeza os noivos tem ciência das placas que vão entrar e podem utilizar isto até como um item de descontrair o ambiente é uma escolha dois noivos e não vejo problema nisso.

    Um dos pajens no meu casamento irá entrar com a plaquinha "Se não casar eu caso!" e foi escolha da minha noiva, não é porquê eu vou fugir ou que pense nisso, muito pelo contrário, estou até num blog de casamento pesquisando tudo para a festa kkkkk. É questão de perfil dos noivos e gosto mesmo.

    Espero que não leve a mal minha opinião, é apenas o que eu acho.

    Beijos Smiley kiss

    • Responder
  • Evelyn
    Noiva Ativa Junho 2022 Rio de Janeiro
    Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo e muito, Ana! Nem penso em plaquinhas, até mesmo antes de chegar a este debate - de extrema importância.

    As pessoas ficam tão maravilhadas com a cerimônia e cada momento que ela se desenrola que realmente não param pra avaliar o que de fato está enraizado.

    • Responder
  • Camila
    Noiva Principiante Setembro 2018 Distrito Federal
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo plenamente, acho essas plaquinhas com uns dizeres de péssimo gosto. Vou colocar umas bem românticas no meu

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Ativa Setembro 2019 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho lindas essas plaquinhas. mas a igreja onde irei me casar não permite...

    • Responder
  • Thaís
    Noiva Curiosa Fevereiro 2018 Distrito Federal
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Super concordo!gosto de plaquinhas!mas farei umas bem legais!!!


    • Responder
  • A
    Noiva Curiosa Abril 2019 Paraná
    Andréia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu pessoalmente não curto plaquinhas, acho bem brega, mas depois desse post comecei a gostar menos ainda. Sempre pensei exatamente isso tudo que você disse, ahazou! Smiley heart

    • Responder
  • Graziela
    Noiva Master outubro 2019 Rio de Janeiro
    Graziela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei bastante do post. Acho que muita gente nem presta atenção no que está por trás do escrito, mas acredito que cabe a quem não concorda não perpetuar esse tipo de mensagem.


    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas