Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Master Maio 2017 Pará

Sobre placas machistas para pajens e damas!

Ana, dia 25 de Fevereiro de 2017 às 18:48

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 678

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado! Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por...

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado!

Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por crianças antes da entrada da noiva. A minha intenção nesse debate aqui é fazer todo mundo parar pra pensar um pouco. Além da "brincadeira" qual é a mensagem por trás da placa? Por exemplo:

Foge não, ela está linda (???)

Foge não, ela está linda (???)

Vamos lá... você por acaso está obrigando seu noivo a casar? Não foi ele que quis casar com você? Por que então ele fugiria???? Acho que placas assim perpetuam essa imagem que mulher tem que casar a qualquer custo, e que faz qualquer coisa necessaria pra atingir esse objetivo! Passa a ideia que a noiva OBRIGOU o noivo a casar, e não que eles estão casando por amor... Aí a noiva pode argumentar: "ah, é uma brincadeira..." Sim. É uma brincadeira. Mas qual a mensagem por trás dessa brincadeira? Que o noivo esta casando pra fazer uma vontade sua? Que voce esta obrigando seu noivo a casar? Que as mulheres precisam casar enquanto os homens tem o livre arbitrio e podem desistir a qualquer momento? Aí me colocam uma criança sem ter a menor ideia do que esta levando pra entrar com essa placa. Incutindo na cabeça de uma menina desde cedo que mulheres tem que casar a qualquer custo. Homens não. Francamente...

Ou essa outra:

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Mais uma vez condicionando o casamento à vontade sublime do homem e à beleza da mulher. Significa que se ela tivesse feia o noivo poderia fugir entao??? Mais uma vez eu pergunto: vc está obrigando o seu noivo a casar? É justo fazer uma crianca entrar com um placa dessa sem ter a minima noção do seu real significado?

ou...

Tio, esta é a última chance de fugir (???)

lalalala

Mais uma vez passando a mensagem que nós mulheres somos no minimo loucas pros nossos noivos quererem fugir da gente né....

Mas pra mim, o cúmulo do absurdo foi essa:

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Nessa aqui não sei nem por onde começar! Primeiro, a piada de loira sinceramente é o de menos. O problema maior é de novo uma mensagem extremamente preconceituosa, colocada em uma embalagem fofa. O problema é tratarem o casamento - e a mulher! - como um fardo que o homem vai carregar. O problema é nos tratarem como alguém fútil. E o pior: colocar uma bebê linda pra reproduzir esse discurso, sendo que ela deve estar ainda reproduzindo suas primeiras palavras na vida. O problema é considerar que a mulher sempre será dependente do homem e que ele que terá que arcar com seus gastos!! E o pior meesmo é um instagram de ideias de casamento achar isso lindo e outras noivas não verem os inumeros problemas nessa mensagem!

Não quero ofender ninguem, mas vamos pensar mais no que estamos ensinando pras nossas crianças, meu povo!!! Que mensagem estamos passando de NÓS MESMAS! Brincadeiras racistas hoje em dia são inaceitáveis. Então por que aceitamos brincadeiras machistas???

É obvio que cada uma faz o que quiser no seu proprio casamento, mas vamos pensar nas consequencias de nossos atos e principalmente no prejuizo para o nosso proprio genero. Sinceramente espero com esse debate ter mudado a cabeça de noivas que achavam legal ou engraçadinho colocar placas assim... tem tantas opcoes legais! Tantas coisas bonitas pra serem escritas!!! Por que não colocar, AÍ VEM O AMOR DA SUA VIDA, por exemplo?? É só pensarrr!

E quero ouvir a opiniao de voces também! Voces concordam comigo? O que acham? To pronta pra conversar! BEIJOOOOS DE LUZZZZZZ

678 Respostas

• Andressa
    Noivo Novato Setembro 2017 São Paulo
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ana Cecília, que bom saber que existe alguém que compartilha da minha opinião quando o assunto é frases para plaquinhas de casamento. Algumas me incomodam muito, assim como aquelas caricaturas e topos de bolo em que a noiva aparece arrastando o noivo para o casamento, sem contar aquelas que mostram o noivo na direção do bar e a noiva puxando pro altar, como se casamento fosse impedimento para homem continuar frequentando o lugar que quiser. Me espanta uma mulher ajudar a vender a ideia de que ela ainda depende do marido para pagar suas contas, que é a mensagem subentendida na plaquinha "loira gasta muito". Mas tem uma outra que me incomoda mais ainda que é a do pajem que diz "Calma, mulheres. Ainda estou solteiro", e ajuda a vender a ideia de que as mulheres estão desesperadas atrás de homem! Parabéns pela coragem de expor a opinião. Certamente muitas meninas ou mulheres nunca tinham pensando nesse assunto por esse ponto de vista!

• Responder
  • J
    Noiva Ativa Setembro 2020 Minas Gerais
    Julianne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não gosto e muito menos concordo com esse machismo "por trás" dessas placas! Tem umas que chegam a não fazer sentido... o problema é que muitos não entendem o verdadeiro significado e até acham engraçado! Absurdo! Como se casamento fosse a única coisa que a mulher sempre quis na vida e que é a louca que precisa casar rápido, a "segura marido"... af!
    • Responder
  • F
    Noiva Ativa outubro 2017 Minas Gerais
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Realmente é preciso repensarmos muitas coisas relacionadas ao machismo, principalmente porque as vezes ele está tão velado no aparentemente inocente, que não percebemos do que se trata.

• Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aqui também tá proibido! Antes era pra celebrar o amor! Não tenho nada contra mensagens como "prepara o coração" "aí vem o amor da sua vida"

Mas estavam colocando mensagens que deturpam o sentido do matrimônio. E por causa de uns todos pagam. E tbm acho certíssimo!

Eu não gosto de nenhuma plaquinha,porém quem gosta tem sim que analisar a mensagem por trás!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Pamela! Me choca a intolerancia alheia a opinioes diferentes! Eu concordo com voce, claro! Em mais de 300 mensagens, nao vi nenhum argumento que fosse capaz de rebater a mensagem passada atravez das placas. "É uma brincadeira" pra mim nao é argumento.
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O país está assim porque as pessoas preferem fingir que o problema não existe a encará-lo. Porque há pessoas como você sem o menor senso critico, que antes de se quer parar para PENSAR no que esta sendo discutido já veio me chamando de besta. Oi? Você nem me conhece! Nao sabe absolutamente nada da minha vida! O que da a voce o direiro de me chamar de besta? Enquanto as pessoas forem mal educadas e ignorantes umas com as outras, como vc foi comigo, o país vai continuar assim mesmo.
    • Responder
  • Pâmela
    Noiva Ativa outubro 2017 La Altagracia
    Pâmela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Primeiramente queria te parabenizar pela coragem de expor este tema. vejo tantas mulheres criticando e chamando as outras de feminazis q pra evitar dor de cabeça, eu evito expor minha opinião de forma pública.

mas vamos ao tema, eu nunca pensei em colocar qualquer placa que fosse, então nem tinha pensado neste tema, mas se parar para analisar, são machistas sim.

é sempre a "brincadeira" de q a mulher q eh a louca pra casar o q cara querer curtir a vida. pior, que quando eles gostam do casamento, não falam abertamente, pq parece q só mulher pode ter esse sentimento.

lógico, o casamento é de cada uma e temos que fazer o q nós gostamos e nos sentimos bem. mas se fosse o caso de eu colocar uma plaquinha assim, colocaria algo mais neutro, celebrando o amor! =)

• Responder
  • D
    Noiva Novata Junho 2018 Espírito Santo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que babaquice, nao tem nada a ver, depois reclamam do país, claro né enquanto existir gente besta assim o país nao vai pra frente mesmo nao, isso nao passa de uma brincadeira.. a propria pessoa que esta casando é machista? ok mas nao muda o fato das plaquinha serem uma descontraçao... gente chata leva tudo a serio mesmo, me polpem #GenteChata #MenosMimimi

• Responder
  • Jéssyca
    Noiva Novata Agosto 2018 Distrito Federal
    Jéssyca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também não...

• Responder
  • Jéssyca
    Noiva Novata Agosto 2018 Distrito Federal
    Jéssyca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ah gente, cada um tem sua opinião e interpretação mas ultimamente tudo vem sendo problematizado... A questão não é ser a favor ou contra usar no SEU casamento e sim criticar a escolha dos outros.

Particularmente, não vejo nada demais nessas plaquinhas, acredito que são engraçadas e divertem os convidados, o que é minha intenção.

Já decidi que irei usar essa frase, e pra sair um pouco do clichê ainda estou pensando em uma outra com algo do tipo "Tio, não deixei ela fugir".

• Responder
  • Mih Custodio
    Noiva Principiante Agosto 2018 São Paulo
    Mih Custodio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Até gosto de palquinhas desde que não contenham esse tipo de mensagem irônica e ofensiva..
    Por conta dessa criativade que passou dos limites, algumas paróquias aqui na minha cidade proibiram o uso da plaquinha! Achei justo, quem sabe o povo aprende ser menos sem noção!

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Achei essa comparacao perfeita! É exatamente isso aí!! Muuuuito bom o texto!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu sou contra a adotar o nome do marido tambem! Smiley smile quanto a quem leva, eu sou da opiniao de ir quem for a pessoa mais proxima da noiva ou da noiva ir sozinha mesmo, se quiser, por que nao?. No meu caso essa pessoa mais proxima é o meu avo e ele que ira me levar, mas ja vi varios casamentos de noivas entrando com maes! Agora eu não vejo onde estaria o machismo do cara esperar a noiva, e não vejo como isso seria consertado com a noiva esperando ele. Vc poderia me explicar?
    • Responder
  • Lara
    Noiva Novata Fevereiro 2017 Santa Catarina
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que interpretação cada um faz a sua! Respeito a sua e acho q tem todo dierito de fazer diferente no seu casamento. Mas como perguntou a opinião dos outros falarei a minha quanto o assunto. Acho que isso é muito intimo, o casamento em si é intimo. Já casei, n usei nenhuma dessas frases, mas usaria! Acho divertido e uma forma de fugir do "tradicional". Acho que vai de cada um, mas então se formos falar de maxismo noivas amadas, tenho mais algumas dicas de como fugir disso, que tal no dia do casamento sua mãe te levar ao até o altar ou seus pais juntos? espere seu marido no altar e recebelo quando ele entrar? Ou então chame uma Pastora para fazer a cerimonia, ou talvez então n acrecente o sobrenome do seu futuro esposo, ou marido e mulher acresentem os sobrenomes, que tal? Ou então faça como os noivos que decidiram usar essas placas, faça o que tiver no seu coração, pois o casamento é de cada um, um dia unico é "intimidade do casal". Pode ser certo, pode n ser, o casal que deve dizer. Casamneto casa um cuida do seu 😁
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Agosto 2018 Bahia
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vi esse texto hoje, escrito por um homem:

"

Existe toda uma gama de marcadores textuais, desde o cara se referindo a namorada como “patroa” – o que inevitavelmente dá ao namoro uma ideia de trabalho, como se fosse algo que ele é obrigado a fazer – até o fato de que, com freqüência é sempre visto como um tremendo esforço masculino fazer coisas que “agradem a mulher”, como ir a um teatro e assistir um filme romântico, como se, mesmo dentro dessa lógica, não representasse também um imenso esforço feminino tolerar um futebol ou maratona do Rambo.

Tudo isso para transmitir uma ideia de que, no geral, as mulheres são as interessadas no relacionamento e os homens, que obviamente preferiam estar solteiros, aceitaram aquilo como algum tipo de concessão, que lutam diária e bravamente para suportar, sem nunca conseguir esconder totalmente seu desconforto e sua inconformidade com essa norma social que poda sua natureza de machos livres, que possivelmente andariam pelas pradarias praticando o extrativismo vegetal e o sexo animal.

Ou posso ter exagerado um pouco. Eu mesmo não sei diferenciar a maior parte das árvores.

Mas não, nem estou aqui para discutir o inevitável machismo desse tipo de pensamento – o homem foi feito para ser livre, a mulher foi feita para ficar em casa – ou mesmo todas as implicações sociais desse tipo de mentalidade (pensando assim, você cria sua filha para namorar e seu filho para transar).

Na verdade, eu quero apenas tocar em um ponto bem menor e, talvez, bem mais particular, que é o fato de que quando você faz isso, tanto quanto machista, você está sendo bastante babaca.

Imagine se a sua namorada te chamasse de “chefe” e tratasse ficar contigo, mesmo que brincando, como um trabalho. Imagine ouvir as amigas dela dizendo na sua frente que agora ela se enforcou, que a boa vida vai acabar, é se preparar pra aguentar chateação e transar pouco.

Pensa que lindo ficaria um bolinho com você sorrindo e a noiva chorando e ela, de vez em quando, ressaltar o quanto é complicada essa coisa de namorar porque a vontade dela era continuar solteira mesmo. Muito provavelmente a sua reação não seria de conformidade ou uma risada constrangida, seria na maior parte dos casos um “pode ir embora então que ninguém aqui tá te prendendo”, que é o que, num mundo real, qualquer pessoa faria diante desse tipo de coisa.

"

do Papo de Homem - https://papodehomem.com.br/da-eterna-falacia-do-relacionamento-masculino-compulsorio?utm_campaign=&utm_content=Da+eterna+fal%C3%A1cia+do+relacionamento+masculino+compuls%C3%B3rio+%E2%80%93+PapodeHomem+%282%29&utm_medium=email&utm_source=EmailMarketing&utm_term=Newsletter33

• Responder
  • Kelly
    Noiva Constante outubro 2017 Espírito Santo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Lacrou kkkkkk. Arrasou noivinha, no meu não terá esses tipos de dizeres.

• Responder
  • Rosangela
    Super Noiva Abril 2024 São Paulo
    Rosangela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com a Bruna! Nunca quis colocar placa ou topo de bolo com algo sobre fugir, mas nunca havia visto machismo nisso, e de fato é! Adorei a ideia do "lá vem o amor da sua vida", caso eu tenha, irei por esse lado. Obrigada Aninha, por nos fazer repensar sobre algo que às vezes não nos damos conta. Bjos meninas Smiley smile

• Responder
  • Andréa
    Noiva Ativa Fevereiro 2019 Paraná
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com Vc, noivinha!!! No nosso grande dia C, meu e do meu noivo, quero que tudo represente o amor, quero que os convidados sintam aconchego, paz e principalmente, que tenham testemunhado a presença de Deus neste dia. Faremos tudo com muito carinho e amor para que saibam que estamos nos casando porque nascemos um para o outro, pq queremos fazer um ao outro felizes. Com certeza a plaquinhas conterão belas frases de amor.!!! Bjos
    • Responder
  • N
    Noiva Ativa Fevereiro 2019 Minas Gerais
    Nalym ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hehe' também não achei! No meu casamento não vai ter "ainda da tempo de fugir" acho que não combina muito, mas não vejo problema... Não considero machista! Vou postar minha inspiração para as plaquinhas

Sobre placas machistas para pajens e damas! 1
    • Responder
  • Raffa
    Noiva Novata Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    Raffa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tmbm adoooroo!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso mesmo, Bruna!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Ativa Setembro 2018 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gente, só eu que não achei machista ?Smiley surprise

• Responder
  • Karina
    Noiva Principiante Setembro 2016 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para mim essas plaquinhas, por mais que sejam brincadeira, com criancinhas fofinhas e tal, são machistas, e acho que os casais que não veem isso como perigoso deveriam refletir.Temos que pensar em que futuro queremos para os nossos filhos, queremos que nossas filhas sejam obrigadas a se casar, com estereótipo de beleza, e compulsivas por gastar? Queremos que nossos meninos sejam obrigados a procurar a pessoa somente pela beleza física e a fugir de seus compromissos quando der na telha? Acho que essas pequenas brincadeiras que alguns acham inofensivas perpetuam o machismo, e nós podemos mudar isso, um pouco a cada dia. Por uma sociedade mais igualitária.
    • Responder
  • Jessica
    Super Noiva Agosto 2017 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo plenamente em gênero , número e grau rs no meu não terá.
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Curiosa outubro 2018 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Confesso que sempre achei bonitinho, afinal, sempre prestamos mais atenção na fofura que está atrás da plaquinha do que nos próprios dizeres. Mas pensando por outro lado é bem machista messsssssmo e até sem conteúdo. Jamais farei uma dessa em meu casamento, até porque não tem ninguém casando obrigado né hahahaha, a imagem que passa é essa!

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Maria, vc disse tudo! Se nao ha coerencia, pra que fazer, ne nao? Beijos!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Leandro! Que bacana que voce pensa assim! Eu acho que voce tem TODO o direito de comprar a nossa causa e de ser feminista. Por mais que voce nunca va sentir esse preconceito na propria pele, basta tem um senso critico pra entender e lutar pelo que é justo. É a minha mesma situacao com os homossexuais ou com negros, por exemplo. Eu provavelmente nunca vou entender o que eles passam no dia a dia porque nao sou parte do grupo, mas basta abrir os olhos pras atrocidades cometidas contra eles, que ja me da a forca (e o direito!!) necessario pra comprar a causa. Eu fico muito feliz de ver cada vez mais homens entendendo o nosso lado, e lutando com a gente. Parabens pela atitude com seu filho. Eu fico muito triste de ver tantas mulheres machistas por aí, e outras sem o menos senso critico! O primeiro passo pra perpetuar o problema é fingir que ele não existe.
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Agosto 2018 Bahia
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente =)

As plaquihas podem ter mensagens muito mais legais do que isso de sugerir que o cara está casando forçado ou que ele vai ter que "sustentar alguém que gasta muito".
    Sobre a galera que tá dizendo que cada um faz o que quer, isso é um fato e ninguém aqui está querendo tolher a liberdade do outro. A ideia é despertar uma reflexão sobre o nosso cotidiano.

E não, nem toda brincadeira é inofensiva.

Eu ficaria chateada se meu noivo chegasse no casamento com camisa de "game over". Se você veste uma mensagem, você deveria ser coerente com ela. E se há coerência, para que casar? E se não há coerência ("ah, usei mas eu quis casar"), pra que fazer, então? Apenas não faz sentido.

• Responder
  • Aline
    Noiva Novata Dezembro 2018 Minas Gerais
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada por esse texto!

Sempre fiquei profundamente incomodada ao ver essas plaquinhas nos casamentos!

• Responder
  • Katrine
    Noiva Constante Dezembro 2017 Minas Gerais
    Katrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho lindo, fica muito divertido e tira toda aquela tensão.Smiley love

• Responder
  • L
    São Paulo
    Leandro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa! Uau!
    Esse assunto muito me interessa e venho aprofundando cada vez mais de um tempo pra cá.
    A questão das plaquinhas é o de menos, apesar de ser uma mensagem machista subliminar, que se não houver explicação técnica fica difícil de pegar no ar. Mas eu quero ir mais além...

Olha, eu comprei a causa, mas tem horas que penso em desistir, mesmo achando uma causa muito nobre.
    Tem mulher estragando o feminismo, o termo está quase virando pejorativo, que algumas amigas não se dizem feministas, mas sim, mulheres que querem igualdade.

Uma das dificuldades é justamente me sentir participante da causa. Muitas feministas entram no âmbito da vivênciae alegam que o homem não pode protestar pela causa por não ser mulher. Também tem o lance de me acharem inimigo por ser homem, como se todo homem fosse machista, assim como se não houvessem mulheres machistas também e, há quem defenda que foi por indução, mas até então, eu nasci livre, fui criado por uma sociedade machista e resolvi desconstruir algumas coisas por conta própria.

Enfim, onde eu quero chegar, é que eu acho que falta atuação na raiz do problema.
    Exemplo, eu tenho um filho de 3 anos, recentemente ele saiu das fraldas e por funcionalidade, eu ensinei ele a fazer pipi sentado. Esses dias ele viu uma boneca e quis brincar, eu deixei sem problemas, pois é apenas um brinquedo. Portanto, acho muito difícil reverter algumas coisas da ponta pro início, acho que dificilmente meu filho será um machista, arrisco até em dizer que nesse âmbito de machismo, a mãe dele deixa a desejar na instrução.

Bom, foi só pra aguçar, normalmente eu faço muitos questionamentos sobre o feminismo, mas não é porque sou contra, mas sim porque gosto de entender como cada pessoa compra a causa.

Beijo!

• Responder
  • P
    Noiva Novata Março 2015 Ceará
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não vejo como machismo! Vi numa celebração de casamento entre duas mulheres. A plaquinha era: Tia Roberta, Foge não.. ELA TÁ LACRANDO! eu vejo como uma grande brincadeira, acho o feminismo válido, mas não se pode problematizar tudo. #MAISHUMOREAMORPORFAVOR

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas