Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Master Maio 2017 Pará

Sobre placas machistas para pajens e damas!

Ana, dia 25 de Fevereiro de 2017 às 18:48

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 678

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado! Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por...

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado!

Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por crianças antes da entrada da noiva. A minha intenção nesse debate aqui é fazer todo mundo parar pra pensar um pouco. Além da "brincadeira" qual é a mensagem por trás da placa? Por exemplo:

Foge não, ela está linda (???)

Foge não, ela está linda (???)

Vamos lá... você por acaso está obrigando seu noivo a casar? Não foi ele que quis casar com você? Por que então ele fugiria???? Acho que placas assim perpetuam essa imagem que mulher tem que casar a qualquer custo, e que faz qualquer coisa necessaria pra atingir esse objetivo! Passa a ideia que a noiva OBRIGOU o noivo a casar, e não que eles estão casando por amor... Aí a noiva pode argumentar: "ah, é uma brincadeira..." Sim. É uma brincadeira. Mas qual a mensagem por trás dessa brincadeira? Que o noivo esta casando pra fazer uma vontade sua? Que voce esta obrigando seu noivo a casar? Que as mulheres precisam casar enquanto os homens tem o livre arbitrio e podem desistir a qualquer momento? Aí me colocam uma criança sem ter a menor ideia do que esta levando pra entrar com essa placa. Incutindo na cabeça de uma menina desde cedo que mulheres tem que casar a qualquer custo. Homens não. Francamente...

Ou essa outra:

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Mais uma vez condicionando o casamento à vontade sublime do homem e à beleza da mulher. Significa que se ela tivesse feia o noivo poderia fugir entao??? Mais uma vez eu pergunto: vc está obrigando o seu noivo a casar? É justo fazer uma crianca entrar com um placa dessa sem ter a minima noção do seu real significado?

ou...

Tio, esta é a última chance de fugir (???)

lalalala

Mais uma vez passando a mensagem que nós mulheres somos no minimo loucas pros nossos noivos quererem fugir da gente né....

Mas pra mim, o cúmulo do absurdo foi essa:

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Nessa aqui não sei nem por onde começar! Primeiro, a piada de loira sinceramente é o de menos. O problema maior é de novo uma mensagem extremamente preconceituosa, colocada em uma embalagem fofa. O problema é tratarem o casamento - e a mulher! - como um fardo que o homem vai carregar. O problema é nos tratarem como alguém fútil. E o pior: colocar uma bebê linda pra reproduzir esse discurso, sendo que ela deve estar ainda reproduzindo suas primeiras palavras na vida. O problema é considerar que a mulher sempre será dependente do homem e que ele que terá que arcar com seus gastos!! E o pior meesmo é um instagram de ideias de casamento achar isso lindo e outras noivas não verem os inumeros problemas nessa mensagem!

Não quero ofender ninguem, mas vamos pensar mais no que estamos ensinando pras nossas crianças, meu povo!!! Que mensagem estamos passando de NÓS MESMAS! Brincadeiras racistas hoje em dia são inaceitáveis. Então por que aceitamos brincadeiras machistas???

É obvio que cada uma faz o que quiser no seu proprio casamento, mas vamos pensar nas consequencias de nossos atos e principalmente no prejuizo para o nosso proprio genero. Sinceramente espero com esse debate ter mudado a cabeça de noivas que achavam legal ou engraçadinho colocar placas assim... tem tantas opcoes legais! Tantas coisas bonitas pra serem escritas!!! Por que não colocar, AÍ VEM O AMOR DA SUA VIDA, por exemplo?? É só pensarrr!

E quero ouvir a opiniao de voces também! Voces concordam comigo? O que acham? To pronta pra conversar! BEIJOOOOS DE LUZZZZZZ

678 Respostas

• Hannah
    Noiva Novata outubro 2017 Rio de Janeiro
    Hannah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Exatamente o que sempre falei! Além das plaquinhas , tem também os topos de bolo! A noiva puxando do noivo pela gravata, o noivo enforcado... péssimo !
    • Responder
  • Danielle
    Noiva Principiante Abril 2018 Rio de Janeiro
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oii noivinha!! A primeira vez que vi essas plaquinhas tbm pensei como vc!! Não quero nada disso no meu casório Smiley smile

• Responder
  • Sulamita
    Super Noiva Abril 2016 São Paulo
    Sulamita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Exatooo!!!

E o noivo jogando uma bomba???

EU TAMBÉM NÃO GOSTO... no meu não tive, mas tb acho que passa uma mensagem negativa...

• Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Ativa Julho 2018 São Paulo
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu SEMPRE falo isso nos casamentos e as pessoas acham ruim. A cultura machista está tão enraizada na sociedade que muitas vezes não enxergam.

A placa da loira eu nunca tinha visto e, cara, não tenho nem palavras para comentar o que eu acho sendo loira e feminista.

E não tem nada a ver com a noiva ser obrigada ou não a ter essas plaquinhas no casamento, ela optar por ter isso no casamento dela volta no primeiro comentário que fiz aqui: a cultura machista está enraizada e por ser "normal" ou "apenas uma brincadeira" é que vem garantindo seu espaço sempre.

• Responder
  • Eloise
    Noiva Master outubro 2017 São Paulo
    Eloise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

NUNCA gostei tbem dessas plaquinhas, o pessoal coloca e eu até falo "ai q belezinha" mas no fundo sempre pensei jamais farei isso no meu casamento por exatamente pensar isso q vc colocou aqui... Outra coisa q não gosto é as fotos pré casamento onde a noiva esta arrastando o noivo para ele não fugir ou algo do tipo tbem passando essa mensagem, ou os noivinhos no topo do bolo ele algemado com fita na boca escrito sim, e ela com a plaquinha escrita sim ele aceita! Poxa, tbem dizendo que ele esta casando forçado. Não vejo graça nisso não. Desculpa quem fez, quem gosta etc eu respeito, só comentei aqui por se tratar disso. Acho que casamento tem q retratar o amor, a cumplicidade, o apoio, uma família, um lar...

• Responder
  • Kauane
    Noiva Curiosa Janeiro 2018 Bahia
    Kauane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também nunca gostei dessas plaquinhas, e não vou colocar no meu casamento nem a pau!
    • Responder
  • Monique
    Noiva Ativa Janeiro 2011 São Paulo Estado
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Falou tudo Ana. Eu não gosto dessas plaquinhas e a única que terei quando casar é "Lá vem a noiva" e só.

O restante é tudo desnecessário.

• Responder
  • Thamires
    Noivo Novato Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Thamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O fato de quando foram escritas corresponderem ao pensamento da época, não significa que não seja errado agora. Os tempos mudam, as coisas evoluem e conforme o pensamento muda, é necessário abolir certas frases e expressões que não condizem mais com a época.

• Responder
  • Thamires
    Noivo Novato Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Thamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Na verdade, a pensão hoje em dia é paga para os filhos. Então, se o homem ficar com a guarda das crianças, a mulher paga pensão sim. E sobre o pagamento de pensão em caso de separação sem filhos, hoje em dia isso é muito raro. O que acontece é a separação de bens decorrentes do divórcio.

• Responder
  • Elaine
    Noiva VIP Fevereiro 2019 São Paulo
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ana Cecília concordo com você. E também não gosto dos noivinhos de topo de bolo que o homem está preso a noiva com uma corrente no pescoço. Entendo que o objetivo seja descontrair, porém mostrar que para o noivo o casamento é algo terrível e que ele será um prisioneiro da mulher é realmente uma mensagem machista.Adorei sua ideia de usar plaquinhas com os dizeres "O grande amor da sua vida está vindo aí!!!". Bjs
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente!!! Alguém entendeu a Ana!!!! 👏👏👏👏👏👏👏
    • Responder
  • Leticia
    Noiva Novata outubro 2017 Rio de Janeiro
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e meu noivo somos bem descontraídos e simplesmente não veria problema algum nessas plaquinhas ...Mas no meu caso não farei
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sinceramente não gosto de plaquinhas e isso é um gosto pessoal meu é claro, mas não consigo ver problemas nessas frases afinal é o casal que programa o casamento e se ambos estão a favor, se acham engraçado e querem descontrair qual o problema?

Sério não consigo ver problema nisso e juro que eu não gosto dessas plaquinhas, sei lá não faz meu gosto.

Acho que ultimamente as pessoas estão levando a vida a serio até demais sou da seguinte opinião, se você gosta de tal coisa vai e se joga porque casamento é só uma vez e tem que agradar primeiramente o casal! Não gosto desses mimimis mas super respeito seu opinião e estou deixando a minha (e para quem gosta de plaquinhas tbm relevem a minha opinião sobre não achar bonitas)

• Responder
  • D
    Noiva Novata Abril 2017 São Paulo
    Deusa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Fico muito chateada com esses debates!

Infelismente hoje em dia tudo que se faz, fala, pensa ou brinca tem sempre alguém para criticar dizendo que tem concepções machistas, bobagens sou mulher adoro as plaquinhas acho bem humoradas e não me sinto ofendida por isso.

Hoje em dia até mesmo as machinhas de carnaval que muitos adoravam, alguns criticos feministas evitam cantar porque há frases machistas... besteiras...as machinhas foram feitas com carinho de acordo com o pensamento daque época não deviam ser consideradas machistas.

Têm batalhas muito mais importantes a serem travadas envez de se preocuparem com bobagens... como por exemplo a própria valorização do ser humano independente se do sexo masculino ou feminino, mostrar o valor da mulher através da sua capacidade e competência em fazer as coisa com eficiência e inteligência, se profissionalizar cada vez mais sem perder sua delicadeza e feminismo, conquistar melhores salários não porque é mulher mais porque é competente no que faz.

Muitas mulheres criticam e querem igualdade com os homens, esquecem!!! não precisamos ser iguais somos diferentes e é bom ser diferente cada um com suas limitações, qualidades e defeitos dentro do seu sexo.

Poderia ficar aqui falando...falando...falando... mas só deixo uma frase para todos: Não queram ter razão em tudo, sejam felizes..

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Adriana, e' exatamente isso que voce falou. Que bom que deu pra entender o meu ponto!

• Responder
  • Adriana
    Noiva Esperta Novembro 2017 São Paulo
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com você, Ana Cecília.

Compreendo que não está dizendo para que usem ou não as placas, mas está alertando que elas trazem mensagens machistas SIM!

Tenho certeza que muitas noivas, noivos, convidados e afins não tinham sequer prestado atenção nisso.

Entendo também que nenhuma noiva foi obrigada a fazer isto, mas talvez não tenha olhado mais criticamente para as frases.

Me casarei em novembro e tenho uma grande dificuldade de aceitar que alguém me levará até o meu noivo e também não gosto do costume de jogar o buquê. Muitos usam a palavra "entregar". Acho estranho. Meus pais continuarão sendo meu pais e meu filho também. Ninguém precisa me levar para ninguém...quanto ao buquê, não participo desta brincadeira em nenhum casamento. Quando o meu noivo e seus irmãos viram que eu não participava, começaram a fazer brincadeiras com meu noivo dizendo que eu não queria me casar e que era para ele ficar de olho. Respondi que não gostava daquilo e que não sou obrigada a participar. Meu noivo pediu para que eu fosse para que parassem as brincadeira e me neguei respondendo: Você precisa pegar buquê para provar que quer se casar comigo? Nunca mais me questionaram e sei que no meu casamento terei problemas porque todos esperam essa brincadeira que para mim é uma forma machista também.

Muitos entenderão que estou dizendo absurdos e não concordarão, não tem problema, é o que penso. Penso que há muitas convenções sociais extremamente tradicionais e que são difícieis de serem quebradas ou alteradas.

Parabéns pelo olhar crítico e por mostrar, a todos que queiram ver, a mensagem subliminar que passamos aos nossos filhos de uma forma tão "fofa"....e depois reclamamos quando eles crescem machistas...

• Responder
  • E
    Noiva Curiosa Setembro 2018 Distrito Federal
    Elka ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Rê! Tbm penso assim parece festa junina qnd o noivo engravida e quer fugir "foge não que a noiva tá vindo" sei lá respeito quem acha divertido no meu caso prefiro "ela chegou " "Não é sonho vc achou o amor verdadeiro" Kkkk placas bem romântica melosa kkkk .
    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2017 Minas Gerais
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Leia os comentários, depois volte no que falei.

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho que tem ume enorme diferenca entre dizer que uma coisa é brega e dizer que uma coisa traz mensagens tradicionalmente machistas. Eu dei uma opinjao completamente embasada em razoes e justificativas. Isso é beeeem diferente de não gostar porque acha "brega", que vai totalmente do gosto da pessoa. Agora dizer "cuidado, loira gasta muito", brincadeira ou nao, a mensagem explicita por tras é que o noivo é quem vai ter que bancar. E isso é machista sim. Contra fatos não há argumentos.. Agora. se vale a pena colocar isso no proprio casamento, isso ai sim, vai de cada uma. Espero ter deixado claro meu ponto. Beijos!
    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2017 Minas Gerais
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu penso assim: seria machismo se as noivas fossem obrigadas a colocar essas placas, mas, na maioria das vezes, elas fazem surpresa para os noivos. A da loira, por exemplo, aposto que foi ela (a noiva) quem quis fazer uma piada com o noivo e os convidados. Eu queria fazer isso, só não faço pq na igreja não pode. Mas, vai de cada um. Só acho que fica feio chamar de ridículo o gosto, o querer fazer das pessoas. Como eu disse em um debate que fiz há algum tempo, dar opinião sobre um assunto é diferente de criticar o gosto de quem faz as coisas e posta aqui. Imagina se uma noiva que colocou aqui no site, em um debate, as plaquinhas que encomendou ou que que colocou no casamento dela. Ela está toda feliz! Aí vem uma pessoa e diz que aquilo que ela colocou no casamento dela ( ou quer colocar) é ridículo. Vc ficaria feliz se dissessem que alguma coisa do seu casamento é brega? Bem, vc pode até ser superior o suficiente para não ligar, mas nem todo mundo é assim. Eu não gostaria de ver algo que vou colocar no meu casamento ser chamado de brega e/ou ridículo. E é justamente por ver alguns debates desse tipo que parei de postar as coisas que tenho feito (ou comprado) pro meu casamento. Não quero ser chamada de ridícula.

• Responder
  • Monique
    Super Noiva Setembro 2017 São Paulo
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida não precisa querer me explicar o que ela quis dizer porque eu bem entendi! Como você disse o casamento é de cada um! Eu além de achar um ato machista ACHO RIDÍCULO sim! É a minha opinião, agora se você vê como uma brincadeira e gosta coloque no seu! Eu disse que no MEU não irá ter!
    • Responder
  • E
    Noiva Novata Julho 2018 Pernambuco
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se você não quer é um direito seu , porém o caso aqui é que este ato está sendo chamado de machismo , coisa que não passa de uma brincadeira , sobre a frase dá loira ela mesmo deve ter colocado a frase as pessoas , noivos noivas , namoradas, namorados , amigos e familiares brincam que mulher é gastadeira e foi isso que a noiva quis lembrar ali , afinal brega ou não somos nós que decidimos o.que vai ter ou não no casamento, e a frase tanto que é uma brincadeira onde não há outro sentido que o homem que está no altar já está literalmente casado, não passa de uma brincadeira porque para chegar no casamento religioso o homem já está casado por lei civil, então chega a ser uma metáfora porquê ele não tem pra onde fugir, pois já está casado no civil.
    • Responder
  • E
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu concordo com você , onde não há outro sentido nessa frase para não prolongar a brincadeira é tão notória que o homem que sobe no altar já está casado perante a lei civil, a brincadeira acontece no casamento religioso é essa coisa de fugir só acontece nos filmes porque é filme, porém no casamento religioso o homem já está literalmente casado n tem como fugir, chega a ser uma metáfora.

• Responder
  • E
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que não tem nada haver o que você está falando, essas brincadeiras não seguem de nenhuma forma nada machista, é uma brincadeira sim, é muito inocente, todo mundo sabe que por lei de ordem o pedido de noivado vem do noivo, e qual noiva ou noivo nunca falou para seu companheiro(a) :você vai ter que me aguentar pra sempre agora? Mesmo sendo essa a ordem todo mundo sabe que o homem é o que menos se importa no casamento e que a mulher que toma pra si todos os cuidados do casamento, não é que o noivo não se importe em casar e sim porque homem não se apega a detalhes assim como nós mulheres, por que noiva é conhecida por se atrasar no casamento? Porque ela não sai de casa sem os mínimos detalhes, é a noiva que faz vários procedimentos antes de subir no altar, o homem apenas toma o banho coloca a roupa e está pronto ele não precisa de maquiador , penteados e etc... quando ouvimos a palavra casar nós não temos as entrelinhas , não queremos saber das desvantagens só que vamos nos casar é apenas isso importa, os homens eles realmente não gostam de compromissos de seguir padrão por isso a brincadeira , nós mulheres não pagamos pensão pra filhos se nos separamos do marido é ele quem paga , maridos ricos pagam pensão pra mulheres que não tem filhos se eles se separam , fora que em parte outros veem os gastos do casamento desnecessário onde eles podem aplicar o valor em um outro bem como um lar para os dois, um carro, e de notório é uma brincadeira porque o homem que sobe no altar já está literalmente casado perante a lei civil .
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Constante Novembro 2017 São Paulo
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Estou extremamente contente por encontrar alguém que concorde comigo kkkkkk

• Responder
  • Jessiikarinne
    Noiva Esperta Janeiro 2021 Distrito Federal
    Jessiikarinne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A emponderada vem ai shuahsuahsuhsuahus essa foi boa noivinha. Enfim... kkkkkkkkkkkkkkk

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahaha tambem acho, Monique!
    • Responder
  • Ithamara
    Noiva Ativa Novembro 2019 Rio Grande do Norte
    Ithamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que não só em relação em casamento, mas em formaturas, festas de aniversários, essas placas devem ser bem pensadas, e devemos procurar até nas entre linhas. Eu particularmente não usarei, porque quero de passar uma mensagem de que nos amamos e que foi uma escolha mútua para o casamento, venho pensado em tudo até em relação às músicas estrangeiras.
    • Responder
  • Monique
    Super Noiva Setembro 2017 São Paulo
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu mais do que concordo com tudo isso!!!! No meu casamento não irá ter, além de brega sempre achei as frases ridículas. O sonho se casar não é só da noiva... tem que haver vontade das duas partes se não não tem casamento! Adorei esse post e principalmente as polêmicas causadas nele kkkkkkkkk
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tambem jamais usaria Smiley kiss
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mas eu nunca disse que elas usavam obrigadas. O que pra mim é machismo sao as mensagens que ficam subentendidas nas placas. As pessoas usam isso porque querem e é isso que me deixa triste. Mas enfim, pensamos diferente! Beijos
    • Responder
  • Bruna
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente. Mas agora a coisa está banalizada demais, como eu sempre digo existe sim o machismo, homofobia, xenofobia e tantas outras coisas que mostram a intolerância do povo, mas nem tudo se encaixa nisso e acho que as vezes não está havendo separação nas coisas. Pode ter certeza que 99% das noivas que usam esse tipo de placa não foram obrigadas pelos seus futuros maridos a utilizarem, muito pelo contrário... São elas mesmos que vão atrás , compram e usam com o maior "orgulho". Portanto, isso não se encaixa numa visão machista! Não está havendo imposição ou opressão a ninguém. Eu sou do tipo que sempre tenta ver os dois lados da moeda, sei que dê anos para cá muita coisa mudou sim, mas calma lá... Vamos ver certinho o que falamos! Ser formadores de opinião como vc foi agora é muito bom, mas devemos antes ver todos os lados e de certa forma analisar os fatos.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas