Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Master Maio 2017 Pará

Sobre placas machistas para pajens e damas!

Ana, dia 25 de Fevereiro de 2017 às 18:48

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 678

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado! Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por...

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado!

Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por crianças antes da entrada da noiva. A minha intenção nesse debate aqui é fazer todo mundo parar pra pensar um pouco. Além da "brincadeira" qual é a mensagem por trás da placa? Por exemplo:

Foge não, ela está linda (???)

Foge não, ela está linda (???)

Vamos lá... você por acaso está obrigando seu noivo a casar? Não foi ele que quis casar com você? Por que então ele fugiria???? Acho que placas assim perpetuam essa imagem que mulher tem que casar a qualquer custo, e que faz qualquer coisa necessaria pra atingir esse objetivo! Passa a ideia que a noiva OBRIGOU o noivo a casar, e não que eles estão casando por amor... Aí a noiva pode argumentar: "ah, é uma brincadeira..." Sim. É uma brincadeira. Mas qual a mensagem por trás dessa brincadeira? Que o noivo esta casando pra fazer uma vontade sua? Que voce esta obrigando seu noivo a casar? Que as mulheres precisam casar enquanto os homens tem o livre arbitrio e podem desistir a qualquer momento? Aí me colocam uma criança sem ter a menor ideia do que esta levando pra entrar com essa placa. Incutindo na cabeça de uma menina desde cedo que mulheres tem que casar a qualquer custo. Homens não. Francamente...

Ou essa outra:

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Mais uma vez condicionando o casamento à vontade sublime do homem e à beleza da mulher. Significa que se ela tivesse feia o noivo poderia fugir entao??? Mais uma vez eu pergunto: vc está obrigando o seu noivo a casar? É justo fazer uma crianca entrar com um placa dessa sem ter a minima noção do seu real significado?

ou...

Tio, esta é a última chance de fugir (???)

lalalala

Mais uma vez passando a mensagem que nós mulheres somos no minimo loucas pros nossos noivos quererem fugir da gente né....

Mas pra mim, o cúmulo do absurdo foi essa:

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Nessa aqui não sei nem por onde começar! Primeiro, a piada de loira sinceramente é o de menos. O problema maior é de novo uma mensagem extremamente preconceituosa, colocada em uma embalagem fofa. O problema é tratarem o casamento - e a mulher! - como um fardo que o homem vai carregar. O problema é nos tratarem como alguém fútil. E o pior: colocar uma bebê linda pra reproduzir esse discurso, sendo que ela deve estar ainda reproduzindo suas primeiras palavras na vida. O problema é considerar que a mulher sempre será dependente do homem e que ele que terá que arcar com seus gastos!! E o pior meesmo é um instagram de ideias de casamento achar isso lindo e outras noivas não verem os inumeros problemas nessa mensagem!

Não quero ofender ninguem, mas vamos pensar mais no que estamos ensinando pras nossas crianças, meu povo!!! Que mensagem estamos passando de NÓS MESMAS! Brincadeiras racistas hoje em dia são inaceitáveis. Então por que aceitamos brincadeiras machistas???

É obvio que cada uma faz o que quiser no seu proprio casamento, mas vamos pensar nas consequencias de nossos atos e principalmente no prejuizo para o nosso proprio genero. Sinceramente espero com esse debate ter mudado a cabeça de noivas que achavam legal ou engraçadinho colocar placas assim... tem tantas opcoes legais! Tantas coisas bonitas pra serem escritas!!! Por que não colocar, AÍ VEM O AMOR DA SUA VIDA, por exemplo?? É só pensarrr!

E quero ouvir a opiniao de voces também! Voces concordam comigo? O que acham? To pronta pra conversar! BEIJOOOOS DE LUZZZZZZ

678 Respostas

• Thayná
    Noiva VIP Novembro 2017 Rio de Janeiro
    Thayná ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, concordo, noivinha. Talvez seja a própria noiva, talvez o noivo seja um homem excepcional, talvez tenham um casamento bem sucedido e devem ter mesmo. Mas é o que venho comentando... vivemos uma "ignorancia funcional" onde simplesmente pegamos maus exemplos de mulheres extemistas e sensacionalistas e saimos repetindo "tudo é mimimi", "que geraçao chata!". EU COMPARTILHO DESSA OPINIAO.

Mas eu nao posso viver como um eco só disso...

Eu tenho que manter meu senso crítico e minha análise. E quando faço isso, percebo que: de fato, essas plaquinhas sao totalmente desnecessárias. Preste atençao que nao to dizendo que sao intencionalmente machistas, nem que oprimem as noivas. Nao disse isso.

To dizendo que carregamos um herança dessa e tantas outras "tradiçoezinhas" machistas. Mas as vezes é melhor se basear nas pessoas que sao totalmente ignorantes e sem conhecimento de causa e, como elas, repetir que isso é palhacada.

Quando analiso bem essas frases, interpreto bem o texto - como faziamos no ginásio, na epoca da escola, que é o que acho que ta faltando hoje em dia - percebo que: qual o sentido? de onde veio? e porque veio?

E quando comeco a responder a essas perguntas vejo que veio sim de um mundo com praticas machistas de que homens casam por pressao da mulher e todas essas coisas que sabemos bem. E eu, pelo menos NO MEU CASAMENTO acho que nao condiz NADA com minha historia.

• Responder
  • Thayná
    Thayná ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acabei de ler um comentário bembizarro de um Carlos, te chamando de feminista com tom de algo negativo. É o que falei: vivemos uma ignorancia funcional.

As pessoas se baseiam nas que sao tambem sem conhecimento de causa, extremistas e sensacionalistas e saem repetindo que o feminismo é rídiculo - confesso que as vezes ate eu penso isso, porque no Brasil tem sido mesmo. Aqui infelizmente pegamos coisas mastigadas e saimos repetindo,com,varios ecos,coisas que nem nos demos o trabalho de conhecer por nosso proprio estudo e análise - e cada vez que repetimos que feminismo é rídiculo mais o machismo e todas essas "tradiçoezinhas" machistas se firmam mais! E vivem todas uma grande ignorancia, sem o minimo senso crítico pra perceber que essas plaquinhas sao sim desnecessárias e nem condizem com o momento. O conforto que a ignorancia dá é maior que a vontade de usar o seu proprio senso e analisar um pouquinho a situacao.

Mas quem dera o esse fosse o pior problema que esse machismo, seja por herança histórica ou por construçao individual, trouxesse a nós, mulheres... todos os dias.

Esse foi o melhor debate levantado aqui.

• Responder
  • A
    Noiva Ativa Setembro 2018 Goiás
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu particularmente não vou colocar estas plaquinhas acho muito besta eu usaria a disposição da criança para passar uma mensagem util não essas besteiras ainda mais em uma cerimonia onde todos estão prestigiando uma coisa muito séria e especial.... acho muitoooo brega rsrs

• Responder
  • Thayná
    Thayná ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Carlos, NA MINHA OPINIAO voce acaba de falar uma grande besteira rs. Poderia ter usado melhor seus argumentos, mas escolheu o momento e o assunto errado pra isso.

Me recuso a dizer que sou feminista por vergonha do que muitas brasileiras tem feito com isso. Pessoas sem entendimento de causa, extremistas e até sensacionalistas. Concordo com voce quando diz que o mundo anda meio chato e polemizando tudo. Porem, nao é o caso aqui.

Essas plaquinhas SAO SIM desnecessárias. E com dizeres totalmente inadequados para ocasiao - os argumentos foram bem fundamentados por quem criou o debate .

E vejo em voce a exemplificacao perfeita para o que acaba acontecendo quando alguem usa essas plaquinhas em seu casamento, citei em meu comentário: a ignorancia funcional.

Acredito que seja um bom esposo/noivo/namorado/pai/tio sei la, e que essas frases nem te definam, mas pela "brincadeira e tradiçao" voce nao ve mal. Nao te julgo. É só uma ignorancia funcional. Mas se voce aguçar teu senso crítico, talvez perceba que se trata sim de um mundo de tradiçoes machistas.

Isso nao estraga um casamento, nem te faz um péssimo homem. Nada disso. Mas mostra como somos - primeiramente bregas rs porque sao bem feinhas - e depois ignorantes.

• Responder
  • Geiza
    Noiva Ativa Janeiro 2018 Rio de Janeiro
    Geiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As pessoas hoje estão cheias de mimimi? Fato! Se ofendem em tudo e ofendem uns aos outros por isso? Fato! Mas vamos pensar um pouquinho mais antes de falar gente, não precisamos ofender ninguém porque a nossas opiniões são diferentes!
    Gostei desse debate pq não tinha parado pra pensar da forma que a Ana Cecília colocou. Obviamente em alguns casos pode parecer que o noivo está sendo obrigado a casar e soar estranho e desconfortável para o casal e convidados, mas dependendo da história do casal e se os noivos concordam com esse tipo de plaquinha, porquê não?Como comentado aqui por outras noivinhas, tem outras frases que achei muito mais fofas e essas que vou usar no meu dia, frases como: "finalmente casados" vai ficar super engraçado e dibertido no meu casamento por causa da minha história 😁 hehe
    Outra coisa, não precisamos usar exatamente igual a todo mundo, podemos adaptar essas plaquinhas mostradas nesse debate e deixar por exemplo: "Tio ela tá linda!". O importante é fazer do seu jeito e o que vai te deixar mais feliz no seu grande dia. 😉
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Novata Novembro 2020 São Paulo
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na maioria das vezes é a noiva mesmo que escolhe essa brincadeira, o casamento tem que ser a cara do casal, e ninguém tem que dar paupite do que acha ou não! Creio que no seu casamento vc não gostaria de um ou mais na sua cabeça falando o que acha ou deixa de achar! Então parem com esses achismos e de querer procurar problema em tudo!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa, ridiculo mesmo! Concordo totalmente com vc!! É claro que humor tem limite! Vc faria uma piadinha de negro pra um negro? Claro que nao, ne! Entao não entendo porque continuar fazendo essas piadinhas sobre nos...

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Totalmente desnecessario!

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É exatamente isso!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nao é a unica mesmo, rafaela! Pelo que vi a maioria das noivas aqui concorda com a gente! Smiley heart
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Jackeline! Smiley kiss
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Feminista sem causa? A cada 7 minutos no Brasil uma mulher é vitima de violencia domestica. Nesse exato momento que voce esta lendo essa mensagem, tem uma mulher (ou varias!) apanhando do marido. Já trabalhei em escritorio de direito de familia, já tive que ouvir juiz falando pra minha cliente "ah, mas se apanhou, teve motivo né". Feminicídio é a maior causa de morte das mulheres no MUNDO. Feminismo nao mata. Mas o machismo é tao genocida e assassino que faz nós mulheres termos medo de sair de casa a noite desacompanhadas. Vc nao entende e nunca vai entender pq vc nunca sentiu NA PELE o medo de ser estuprado quando passa em uma rua escura que tem um homem desconhecido na calçada. Nunca apertaram suas partes intimas no meio da multidao. O machismo esta TÃO impregnado que vem nas pequenas coisas... ate em plaquinhas de casamento anunciando a entrada da noiva! Só não vê que nao quer enxergar.

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É isso mesmo Kira. E quem discordar, é so ir ver os dados do IBGE! Vai fazer uma pesquisa e ver o quanto por cento mulheres ganham a menos que os homens no Brasil pelo MESMO trabalho! 46% "só"!!! Vai dar uma olhada no site das Nações Unidas e ve a atual situacao das mulheres pelo mundo afora! Mulheres sendo estupradas e setenciadas a morte por "se deixarem estuprar" na India! Mulheres sendo estupradas e tendo que casar com seus estupradores no Afeganistao! Estupro LEGAL dentro do casamento em mais de 30 paises do mundo! Quem acha que o machismo esta no passado ou é alienado ou nao quer enxergar!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É obvio que sao brincadeiras Katia! Assim como piadinhas de negros tambem sao brincadeiras! Mas nem por isso deixam de ser racistas! Smiley winking
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É imacreditavel mesmo, Beth!! So mostra que ha muito a ser feito e que a luta é diaria! No dia da mulher, apos uma reflexao, nao é necessario muito pra entender que ha muito pouco a ser comemorado e muito a ser conquistado!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Feminista idiota? Oi? Te conheço?
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho ok cada um fazer o que faz bem ate o ponto que não ofenda ninguem. O meu direito acaba quando comeca o seu, e vice-versa. Nesse caso, acho que praticas e frases como essas ofendem todo um genero, ao perpetuar ideias de que a mulher é louca e desesperada. Entao, desculpa, mas nao acho ok nao!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada!! Acho que deu pra abrir o olho de algumas noivas e ao menos fazer outras pensarem tambem por outro lado. Nunca sera possivel agradar a todas, mas só de fazer as pessoas pensarem a respeito (e fazer outras enxergarem o problema), ja me dou por satisfeita! Beeijos
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Carolina!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Thayna, concordo totalmente com vc! As vezes as pessoas nem se ligaram na ideia machista incumbida por traz da placa, por isso fiz esse debate! Mas o pior cego é aquele que não quer enxergar, ne? Como tem varias aqui! BeijosSmiley kiss
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Esperta Dezembro 2017 Pará
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Melhor debate deste site. Achei que nunca iria ler algo tao desconstruído, ja que a maioria das coisas que lemos aqui é perpetuação de machismo e mulheres se desmerecendo. mas do que necessário, foi educativo.. amei
    • Responder
  • L
    Noiva Ativa Julho 2019 Distrito Federal
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também não concordo com essas mensagens machistas. Bem desnecessário em um momento como isso (apesar que machismo é desnecessário em qualquer momento).

• Responder
  • Cristiane
    Noiva Novata Novembro 2017 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Li a reflexão, respeito a opinião dá autora, porém não concordo..Acho que a ideia dá plaquinha é justamente trazer leveza ao momento, outro dia vi uma assim: "Pensa bem, ela come mto"Não vi nada demais, mas se formos levar a ferro e fogo, irão dizer que a placa é uma prática de bullyng contra as mulheres, exibindo a ditadura dá moda..BlablablaQnd na verdade só queria trazer risos para aquele momento
    • Responder
  • Cassia
    Noiva Curiosa Setembro 2022 São Paulo
    Cassia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nao usaria esse tipo de plaquinha no meu casamento rs mas pra mim é tudo uma brincadeira sem machismo!!acho que hj em dia é tudo levado a ferro e fogo!!nao pode nem pensar pq vc ja é contra as mulheres e tal!!!fora outros assuntos!!a noiva e o noivo que permite esse tipo de plaquinha quer mas é causar risos nos convidados pra quebrar um pouco aquele clima que fica as vezes serio demais ou emocional demais nas cerimonias!!só isso!!

• Responder
  • Winderson
    Noivo Novato Março 2018 São Paulo
    Winderson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

As placas são nítidas que estão na linguagem de sátira então não vejo maxismo só porque se referiu apenas a ele....

• Responder
  • Karla
    Minas Gerais
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho suas ponderações exageradas e ÓBVIO que é só uma simples brincadeira, as pessoas riem, o noivo está ali OBVIAMENTE porque ele quer, até Pq a maioria dos pedidos de casamento partem deles mesmo. Quem está no seu casamento são pessoas da sua família ou seja conhecidas que sabem da sua vida e que sabem que são só apenas brincadeiras. O mundo está ficando cada vez mais chato e intolerante, mas não tem como fugir dele né 🙄
    • Responder
  • Tabita
    Noiva Curiosa outubro 2017 São Paulo
    Tabita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que é mt mínimo desse pessoal que gosta de polêmica rsrs
    cada um faz de seu casamento oq quiser..
    Vamos ser feliz só nosso jeito rsrs
    • Responder
  • Kézia
    Noiva Constante Março 2017 Paraná
    Kézia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que são apenas brincadeiras, afinal um placa não tem a ver com oque os noivos sentem um pelo outro... é engraçado, para distrair, e não significa que esteja obrigando o noivo a se casar! não acho nada machista , acho feminista achar que tudo é machismo!

cada um tem um pensamento e na minha opnião as plaquinhas nao trazem nenhum peso no amor dos noivos ou na vontade deles casarem, afinal nos dias de hoje ninguem obriga niinguem a casar! casa quem realmente quer casar! quem nao quer casar nem faz questao de gastar com festa :*

• Responder
  • Cristiana
    Noiva Novata Abril 2017 Rio de Janeiro
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ana Cecília, queria apenas te agradecer por esta importantíssima, boa, respeitosa reflexão! Há tantas maneiras divertidas de trazer leveza a um casamento! As plaquinhas são desnecessárias, a meu ver. Mas assim mesmo, se alguém quer colocar as plaquinhas, a criatividade humana é enorme e há dezenas de piadas e comentários divertidos a fazer sem precisar aplicar pra esse clichês desgastados e -- sim -- machistas. Beijos de luz pra vc também e continue combatendo o bom combate!

• Responder
  • Julyane
    Noiva Esperta outubro 2017 Espírito Santo
    Julyane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A primeira opção é a certeza!! #paz Smiley heart

• Responder
  • Priscila
    Noiva VIP outubro 2018 Minas Gerais
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nunca tinha pensado assim!

• Responder
  • Kira
    Noiva Constante Dezembro 2017 São Paulo
    Kira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que você não leu o meu comentário, disse apenas que acho machismo as placas e que não vou fazer no meu casamento! Não falei mal ou julguei, até porque não é da minha índole isso. Será que eu estou "enraizada" ou que você está vendada? Fica pra reflexão, Abraços! 💚
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas