Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Master Maio 2017 Pará

Sobre placas machistas para pajens e damas!

Ana, dia 25 de Fevereiro de 2017 às 18:48

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 678

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado! Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por...

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado!

Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por crianças antes da entrada da noiva. A minha intenção nesse debate aqui é fazer todo mundo parar pra pensar um pouco. Além da "brincadeira" qual é a mensagem por trás da placa? Por exemplo:

Foge não, ela está linda (???)

Foge não, ela está linda (???)

Vamos lá... você por acaso está obrigando seu noivo a casar? Não foi ele que quis casar com você? Por que então ele fugiria???? Acho que placas assim perpetuam essa imagem que mulher tem que casar a qualquer custo, e que faz qualquer coisa necessaria pra atingir esse objetivo! Passa a ideia que a noiva OBRIGOU o noivo a casar, e não que eles estão casando por amor... Aí a noiva pode argumentar: "ah, é uma brincadeira..." Sim. É uma brincadeira. Mas qual a mensagem por trás dessa brincadeira? Que o noivo esta casando pra fazer uma vontade sua? Que voce esta obrigando seu noivo a casar? Que as mulheres precisam casar enquanto os homens tem o livre arbitrio e podem desistir a qualquer momento? Aí me colocam uma criança sem ter a menor ideia do que esta levando pra entrar com essa placa. Incutindo na cabeça de uma menina desde cedo que mulheres tem que casar a qualquer custo. Homens não. Francamente...

Ou essa outra:

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Mais uma vez condicionando o casamento à vontade sublime do homem e à beleza da mulher. Significa que se ela tivesse feia o noivo poderia fugir entao??? Mais uma vez eu pergunto: vc está obrigando o seu noivo a casar? É justo fazer uma crianca entrar com um placa dessa sem ter a minima noção do seu real significado?

ou...

Tio, esta é a última chance de fugir (???)

lalalala

Mais uma vez passando a mensagem que nós mulheres somos no minimo loucas pros nossos noivos quererem fugir da gente né....

Mas pra mim, o cúmulo do absurdo foi essa:

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Nessa aqui não sei nem por onde começar! Primeiro, a piada de loira sinceramente é o de menos. O problema maior é de novo uma mensagem extremamente preconceituosa, colocada em uma embalagem fofa. O problema é tratarem o casamento - e a mulher! - como um fardo que o homem vai carregar. O problema é nos tratarem como alguém fútil. E o pior: colocar uma bebê linda pra reproduzir esse discurso, sendo que ela deve estar ainda reproduzindo suas primeiras palavras na vida. O problema é considerar que a mulher sempre será dependente do homem e que ele que terá que arcar com seus gastos!! E o pior meesmo é um instagram de ideias de casamento achar isso lindo e outras noivas não verem os inumeros problemas nessa mensagem!

Não quero ofender ninguem, mas vamos pensar mais no que estamos ensinando pras nossas crianças, meu povo!!! Que mensagem estamos passando de NÓS MESMAS! Brincadeiras racistas hoje em dia são inaceitáveis. Então por que aceitamos brincadeiras machistas???

É obvio que cada uma faz o que quiser no seu proprio casamento, mas vamos pensar nas consequencias de nossos atos e principalmente no prejuizo para o nosso proprio genero. Sinceramente espero com esse debate ter mudado a cabeça de noivas que achavam legal ou engraçadinho colocar placas assim... tem tantas opcoes legais! Tantas coisas bonitas pra serem escritas!!! Por que não colocar, AÍ VEM O AMOR DA SUA VIDA, por exemplo?? É só pensarrr!

E quero ouvir a opiniao de voces também! Voces concordam comigo? O que acham? To pronta pra conversar! BEIJOOOOS DE LUZZZZZZ

678 Respostas

• R
    Noiva Constante Julho 2017 Minas Gerais
    Rayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Jamais colocaria esse tipo de plaquinha no meu casamento! As pessoas estão banalizando o casamento, pensam que se trata de um teatro e utilizam adereços para fazer graça durante a cerimônia. Na minha opinião a cerimônia deveria ser um momento sagrado e não de descontração.
    • Responder
  • Bruna
    Super Noiva Maio 2017 Minas Gerais
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... Obrigada!

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Luciana!

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim, lugar de mulher e' onde ela quiser. Sim, isso inclui lavar a louca, se ela assim quiser. Mas qualquer frase insuando que lugar de mulher e' na cozinha e' e sempre sera machista. Justamente por remeter a todos os anos em que as mulheres nao podiam fazer nada alem disso, como ainda acontece em muitas partes do mundo. Dizer que nao exerga isso, e' no minimo querer ser cega. Olha, diferente do que vc falou nos outros comentarios, eu nao vim aqui pra fazer birra, mas qual lugar melhor do que esse, em que se discute tudo sobre casamento, pra falar de um topico tao importante - tradicoes machistas no casamento? Se voce e' contra ou a favor das placas, nao importa, mas nao da pra negar que e' um topico interessante ate mesmo pela quantidade de comentarios aqui, com tantas opinioes diversas. Acho que a discussao e' sempre valida, se voce nao acha, tem mil outros debates aqui nessa comunidade pra vc participar! Beijos

• Responder
  • Luciana
    Noiva VIP Abril 2017 Minas Gerais
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei o post, no meu casamento não terá estas placas machistas!!!

• Responder
  • Bruna
    Noiva Ativa outubro 2018 Rio de Janeiro
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não sei!!!!!

porque aqui em casa meu esposo lava a louça também, mas se você acha que lugar de mulher e na pia, no fogão.. A sua interpretação te levou a isso.. Mas ué lugar de mulher não é aonde ela quiser?! Enclusive lavando louça, e fazendo comida sim, cuidando dos filhos, trabalhando.. estudando.. Que mal tem?!!!

levar como uma ofensa que é me deixa sem comentários!

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ate li de novo seu comentario. Nao poderia concordar tanto! Estou digitando com os pes porque com as maos estou batendo palmas! hahaha

• Responder
  • Beth
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Li isso e fiquei sem palavras, as pessoas resumem questões sociais a pia com louça para lavar...

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    "Enquanto isso a pia cheia de louça..." por que lugar de mulher é lavando a louça, ne? Nossa, sem comentarios!!
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

E o momento que hoje não tem mais, que “se alguém se opõe a este matrimônio, fale agora ou cale-se para sempre”. ?! é machismo se um homem levantar e falar que é contra o casamento, Meu Deus tanta problematização enquanto isso a pia cheia de louça :o

• Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

A noiva, gasta um dinheirão com plaquinha, com a organização.. Para vir gente dizer que é machismo.. que a sociedade é livre, porem ela não pode usar isso.. Surreal

• Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Exatamente, não gostou.... Não usa.. Mas tem que problematizar, polemizr, fazer birra... O casamento é 'seu' vocÊ casar de laranja, casa, quer usar placa usa, quer entrar com um balde d' agua na cabeça entre! Mas pelo amor de Deus vir com ai machismo, ai machismo... Senhor Deus a Noiva gastou o dinheiro dela, o tempo e botou as placas .. "porque ela estava sendo oprimida pela sociedade?!" Certamente não, mas porque queria um momento de descontração.. Ela escolheu ornamentação, pajens, daminhas .. Agora as pessoas achariam bonito usar placa sou descontruidorx, a empoderadx vem ai.. Pelo amor né... Não quer, não use .. mas I M P O R que é machismo, que é errado é totalmente sem noção!

• Responder
  • Angelina
    Noiva Ativa Agosto 2017 Minas Gerais
    Angelina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo, ficam bem machistas parece qie a noiva é uma neurotica que levou o noivo ao altar a força

• Responder
  • C
    Noiva Constante Março 2019 Bahia
    Camyla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gente,sempre achei um absurdo

• Responder
  • Raquel
    Noiva VIP Setembro 2021 Distrito Federal
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo plenamente...

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tambem acho, Perola!!! É so usar um pouco a criatividade!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom, Izadora! Smiley kiss
    • Responder
  • D
    Noiva Master Janeiro 2022 Pernambuco
    Damares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Fingindo não perceber, porque acham "bonitinho", porque todo mundo usa... e por aí vai.

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom, Claudia! Fico feliz!

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo em cada palavra, Beth!

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Assino embaixo!

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

E' como penso tambem , flor!

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mas que é machista e que tem muita coisa por trás da "piada" tem com certeza e ninguém pode negar. E todo esse discurso machista, homofóbico, racista e etc., que dizem ser "teorias", "chatice", "mimimi", "vitimismo", mata, oprime. É sério isso.

Voce disse apenas TUDO! Beijos

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se voce levar em consideracao que ha 20/30 anos atras existia para certos crimes no Brasil a legitima defesa da honra, com a qual o marido poderia matar a mulher e ser absolvido se o motivo fosse " sua honra"; que havia divorcio por justa causa, em que a mulher nao teria direito a ficar com os filhos se o marido assim determinasse; ou que adulterio pela parte da mulher era crime, estamos vivendo em um mundo muito melhor sim. E nao e' apenas o "nao usa e pronto" que traz essas mudancas. E' preciso falar sobre o problema, pra abrir o olho de muitas pessoas que nem sequer o enxergam. Eu entendo muito bem que as pessoas tem visoes de mundo diferentes e que nem todas concordariam comigo. Mas so pelo fato de varias noivas terem vindo falar comigo que mudaram a forma de pensar depois desse debate e que passaram a enxergar o problema, ja estou satisfeita! E' impossivel agradar a todas, mas eu ja fiz a mudanca que queria fazer. Opinioes contrarias sao e sempre serao validas tambem. E' sempre importante analisar os dois lados. Obrigada por deixar a sua. Smiley smile

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo Damares! Esse e' o pior: nos mesmas usamos essas satiras sem nem perceber (ou fingindo nao perceber) a mensagem por tras!

• Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Disse tudo, Estela! Ha inumeras formas de brincar sem precisar usar piadinhas que trazem ideias machistas. Aqui mesmo nessa comunidade, ideias legais nao faltam! E' so querer! Beiijoos

• Responder
  • C
    Noiva Curiosa Dezembro 2018 Alagoas
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Exatoo! Acho isso muito machista!Parece que a noiva está obrigando o noivo a casar e os outros estão dando a ultima chance de fugir ou implorando para ele nao fazer isso.. Entendo que é uma brincadeira, mas nao acho que a noiva deva ser associada a algo ruim que deve tentar escapar
    • Responder
  • Bruna
    Super Noiva Maio 2017 Minas Gerais
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Falou tudoooo! Super concordo com você. Estou super engasgada com isso, desde de que comecei a pesquisar sobre as coisas para o casamento.

Tipo, ele só vai casar porque eu estou linda? Se eu tiver feia, ele pode fugir e tá tranquilo? É nisso que é baseado o relacionamento: ou eu estou impecável ou meu noivo tem direito de desistir e todo mundo achar engraçado? Smiley ups

Ninguém está proibindo ninguém de usar, foi só uma reflexão, gente. Curte e quer usar? É um direito, claro.

Mas que é machista e que tem muita coisa por trás da "piada" tem com certeza e ninguém pode negar. E todo esse discurso machista, homofóbico, racista e etc., que dizem ser "teorias", "chatice", "mimimi", "vitimismo", mata, oprime. É sério isso. Vamos parar e repensar como essas coisas afetam a nós e a outros grupos da sociedade e ver se realmente vale a pena alimentar isso por causa de "humor".

• Responder
  • Alesandra
    Noiva Constante Novembro 2017 Rio de Janeiro
    Alesandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também não gosto dessas placas!! Mas gosto meu.. tem gente que não vê nada demais... mas acho isso tb de que parece q o noivo tá lá por obrigação!!! Beijos

• Responder
  • Izadora
    Noiva Novata Julho 2018 Minas Gerais
    Izadora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo plenamente!

• Responder
  • Claudia
    Noiva Curiosa Maio 2022 Rio Grande do Norte
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem, estas placa são nada mais nada menos, que uma referencia as nossas avós com tradições e pensamentos metodico, tendo em vista que há algumas decadas atras a mulher era vista como senhora dona de casa, esposa e mãe, as oportunidades de trabalho era minimas, com isso tinhamos uma vida machista e conservadora, hoje a mulher moderna superou todos estes tabus, vencemos os preconceito e vivemos em um mundo onde temos voz.

Por isso não admito estas "placas" no nosso casamento.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas