Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Master Maio 2017 Pará

Sobre placas machistas para pajens e damas!

Ana, dia 25 de Fevereiro de 2017 às 18:48

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 678

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado! Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por...

Hoje eu estou inspirada e quero falar tambem sobre um assunto que pode ser meio polemico, mas que acho necessario ser falado!

Eu já vi várias vezes nesses instagrams e em sites de casamento, e inclusive em debates e inspiracoes de noivas AQUI da comunidade, placas super machistas a serem levadas por crianças antes da entrada da noiva. A minha intenção nesse debate aqui é fazer todo mundo parar pra pensar um pouco. Além da "brincadeira" qual é a mensagem por trás da placa? Por exemplo:

Foge não, ela está linda (???)

Foge não, ela está linda (???)

Vamos lá... você por acaso está obrigando seu noivo a casar? Não foi ele que quis casar com você? Por que então ele fugiria???? Acho que placas assim perpetuam essa imagem que mulher tem que casar a qualquer custo, e que faz qualquer coisa necessaria pra atingir esse objetivo! Passa a ideia que a noiva OBRIGOU o noivo a casar, e não que eles estão casando por amor... Aí a noiva pode argumentar: "ah, é uma brincadeira..." Sim. É uma brincadeira. Mas qual a mensagem por trás dessa brincadeira? Que o noivo esta casando pra fazer uma vontade sua? Que voce esta obrigando seu noivo a casar? Que as mulheres precisam casar enquanto os homens tem o livre arbitrio e podem desistir a qualquer momento? Aí me colocam uma criança sem ter a menor ideia do que esta levando pra entrar com essa placa. Incutindo na cabeça de uma menina desde cedo que mulheres tem que casar a qualquer custo. Homens não. Francamente...

Ou essa outra:

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Ainda dá tempo de fugir / Foge não, ela está linda

Mais uma vez condicionando o casamento à vontade sublime do homem e à beleza da mulher. Significa que se ela tivesse feia o noivo poderia fugir entao??? Mais uma vez eu pergunto: vc está obrigando o seu noivo a casar? É justo fazer uma crianca entrar com um placa dessa sem ter a minima noção do seu real significado?

ou...

Tio, esta é a última chance de fugir (???)

lalalala

Mais uma vez passando a mensagem que nós mulheres somos no minimo loucas pros nossos noivos quererem fugir da gente né....

Mas pra mim, o cúmulo do absurdo foi essa:

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Pensa bem, LOIRA gasta muito (????)

Nessa aqui não sei nem por onde começar! Primeiro, a piada de loira sinceramente é o de menos. O problema maior é de novo uma mensagem extremamente preconceituosa, colocada em uma embalagem fofa. O problema é tratarem o casamento - e a mulher! - como um fardo que o homem vai carregar. O problema é nos tratarem como alguém fútil. E o pior: colocar uma bebê linda pra reproduzir esse discurso, sendo que ela deve estar ainda reproduzindo suas primeiras palavras na vida. O problema é considerar que a mulher sempre será dependente do homem e que ele que terá que arcar com seus gastos!! E o pior meesmo é um instagram de ideias de casamento achar isso lindo e outras noivas não verem os inumeros problemas nessa mensagem!

Não quero ofender ninguem, mas vamos pensar mais no que estamos ensinando pras nossas crianças, meu povo!!! Que mensagem estamos passando de NÓS MESMAS! Brincadeiras racistas hoje em dia são inaceitáveis. Então por que aceitamos brincadeiras machistas???

É obvio que cada uma faz o que quiser no seu proprio casamento, mas vamos pensar nas consequencias de nossos atos e principalmente no prejuizo para o nosso proprio genero. Sinceramente espero com esse debate ter mudado a cabeça de noivas que achavam legal ou engraçadinho colocar placas assim... tem tantas opcoes legais! Tantas coisas bonitas pra serem escritas!!! Por que não colocar, AÍ VEM O AMOR DA SUA VIDA, por exemplo?? É só pensarrr!

E quero ouvir a opiniao de voces também! Voces concordam comigo? O que acham? To pronta pra conversar! BEIJOOOOS DE LUZZZZZZ

678 Respostas

• A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É essa geração do mimimi que está lutando por mais direitos para nossas filhas e netas no futuro. Smiley kiss Smiley heart
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aí é ouutra historia, ne? Acho que o sentido do casamento é esse mesmo! Beijoss
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso mesmo que você disse, Pryscilla! Algumas pessoas preferem fechar os olhos do que ter que enfrentar o problema. Preferem nao ser chamada de chatas e acreditar em uma igualdade de generos ficticia. Acontece que enquanto não mudarmos nossa atitude relacionada às pequenas e grandes coisas (como o casamento!) essa igualdade nunca vai de fato existir. Mas foi bom pra ver que pelo menos a maioria das pessoas que comentaram, conseguiram enxergar o problema. Smiley smile Beijoss!
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Principiante outubro 2017 Mato Grosso do Sul
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super concordo com suas ideias noivinha! No meu casamento colocarei algumas plaquinhas, mas com frases de puro amor, como por exemplo "Nós amamos porque Ele nos amou primeiro". Simples e voltado ao valor real que tem a cerimônia de casamento!
    • Responder
  • Pryscilla
    Noiva Master Setembro 2017 São Paulo
    Pryscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai Ana adorei seu debate! E lamento por escrever isso, mas se prepare para ler comentários desagradáveis por aqui viu rs. É muito complicado tocar nesses assuntos pq muita gente não percebe ou finge que não percebe o machismo nesse tipo de coisa. É duro admitir a tamanha falta de respeito que existe com as mulheres e por isso a maioria de nós prefere fechar os olhos pra não ser taxada de chata (mulher que tem voz normalmente é taxada assim né? ) enquanto os poucos homens que se incomodam com isso preferem ficar calados pra não ter a sua masculinidade questionada. Enfim não é fácil não rs.Sobre as plaquinhas, nós não teremos e de jeito nenhum esse tipo de frase apareceria no nosso casamento.Bj
    • Responder
  • C
    Noiva Master Julho 2020 São Paulo
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Com certeza noivinha

• Responder
  • B
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não curto essas placas machsitars não, as minhas foram. Hoje começa uma nova história e Lucas aí vem o amor da sua vida
    • Responder
  • L
    Noiva Esperta Novembro 2020 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estamos na geração mimimi noivinha rs
    • Responder
  • C
    Noiva Master Julho 2020 São Paulo
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Penso exatamente a mesma coisa
    • Responder
  • Sara
    Top das Noivas Fevereiro 2014 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Graças a Deus cada um é livre paaa fazer as escolhas que quiser Smiley heart
    • Responder
  • Paola
    Noiva Constante Julho 2017 São Paulo
    Paola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com tudo: placas, topos de bolo... escrever na sola no sapato e etc. Pode até ser piada, mas sinceramente não acho a menor graça! Da a impressão de que estamos desesperadas pra casar e o marido está casando obrigado....
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super concordo!!!! Eu detesto plaquinhas acho que não combina com a seriedade de um casamento. No meu caso tbm não faz parte da liturgia e o padre já avisou que não pode. Concordo 100℅ com ele!

E as frases não vou nem comentar... Péssimo! Enraíza ainda mais que o desespero da mulher é casar é o homem não quer saber... Está enraizado na nossa cultura, infelizmente.
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também sou super contra essas olacas com mensagens machistas, eu até tinha vontade de usar uma placa escrito algo como: o amor da sua vida está chegando! Mas o padre não permite o uso das placas para não correr riscos de mensagens feias e machistas e acaba virando um circo o casamento, sou supeer contra!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que pensamos igual, Nanda. Smiley kiss
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Énuma brincadeira sim, Isabela, mas nem por isso deixa de ser uma brincadeira machista. Smiley kiss Beijoss
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tambem acho que esses topos de bolos alem de serem de e extremo mal gosto, passam essa mesma ideia de que o homem esta casando por obrigacao. Concordo com vc que alem de tudo, essas plaquinhas ficam artificiais. Que bom que fiz vc pensar sobre o outro lado disso tudo tambem! Beijosss
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou ter que discordar de voce, acho que tem problema sim e é importante falar dele. Smiley smile beijos!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa, ja vi isso tambem!!! Ri-di-cu-lo também! E o pior é como eu falei no debate: algumas pessoas ainda nao verem problemas nessas frases machistas!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha, todos esses bolos estao ridiculos, mas o segundo esta simplesmente inacreditavel!!! Como alguem coloca isso no proprio casamento??? Rsrs. Eu já vi noivo entrando na igreja com o sapato escrito na sola "help me".... tambem nao vejo necessidade de usar mensagens e brincadeiras denegrindo o que é pra ser o dia mais feliz da sua vida!
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com vc Jessica, teve uma noivinha aqui que colocou no debate algumas fotos de topos de bolos tambem... inacreditavel! E eu acho bizarro tambem as pessoas acharem isso normal! Beijoosss
    • Responder
  • A
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Jemima!! Smiley kiss
    • Responder
  • Nanda
    Top das Noivas Novembro 2017 Rio de Janeiro
    Nanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu concordo plenamente com vc. não gosto dessas brincadeiras em que a mulher é q está louca pra casar e o coitado do homem só teve a opção de aceitar... realmente, acho sem graça...

• Responder
  • Ana
    Super Noiva Agosto 2017 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu pessoalmente não penso em colocar plaquinha nenhuma pq eu acho brega e não gosto de brincadeiras na cerimônia, acho que é um momento a ser levado a sério...O que eu não acho legal tb são aquelas plaquinhas pra pré- wedding escrito: Eu prometo lavar, passar e cozinhar e Eu prometo liberar o cartão de crédito. Fui criticar isso numa comunidade no facebook e fui super atacada!
    • Responder
  • L
    Noiva Esperta Novembro 2020 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que isso depende do casal... Eu e meu noivo somos mto brincalhões, e sempre brinco q vou fugir, e ele tbm, mas sabemos que nao passa de brincadeira.. Não vejo tanta maldade nessas plaquinhas... Acho que é uma maneira de descontrair, e acho que as pessoas procuram problemas em tudo, até onde não existe...
    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também não gosto não dessas plaquinhas
    • Responder
  • Thais
    Noiva Esperta Setembro 2017 Santa Catarina
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou por essas placas, mas também nem tinha parado para pensar por esse lado, hehe... acho que vai da interpretação de cada um. E se for pelas placas, tem que levar em conta os topos de bolo também que a noiva esta arrastando o noivo. Mas sinceramente, tem tanta coisa por aí que é realmente machista! Acho que se os noivos são brincalhões, essa é uma maneira deles introduzirem isso no casamento. Mas claro, eu entendi o que tu quis dizer. Eu sinceramente não gosto dessas plaquinhas, acho meio nada a ver. Tira o brilho da daminha ou do pajem que está levando fora que fica uma coisa artificial, que tu vê que é escrita por adulto e a criança está no meio disso tendo que levar ela. Enfim, cada um tem sua opinião. Mas realmente, o que tu falou faz sentido, só que nunca tinha observado por esse lado.
    • Responder
  • Rehh
    Noiva Master Setembro 2022 Bahia
    Rehh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu detesto essas placas, como se o casamento fosse um desejo só dá mulher, e o homem está sendo obrigado,quando na verdade é o amor que levou os dois a essa decisão, prefiro coisas como as minhas AQUELE OLHAR 19.11.16,; HOJE NOSSO SONHO SE TORNA REAL; DEUS NOSSO CONVIDADO DE HONRA; DEUS NOS ABENÇOOU e etc.
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Constante Julho 2017 Minas Gerais
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tb não acho legal. Na igreja que eu vou casar, o padre já deixou bem claro que é proibido placas desse tipo, que menosprezam o casamento. Smiley smile
    • Responder
  • Gabriella
    Super Noiva Agosto 2018 Distrito Federal
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca tinha pensando por esse lado, sério mesmo!
    • Responder
  • Gisele
    Super Noiva outubro 2017 Paraná
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho este tipo de frase ofensiva também, acho que o casamento é do noivo e da noiva e não há nenhuma parte obrigando a outra a estar ali. Não gosto disso de forma nenhuma.
    • Responder
  • Isabela
    Noiva Ativa Setembro 2017 Paraná
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nao irei coloca no meu, mas nao vejo maldade nas plaquinhas, é apenas uma brincadeira, vai de cada noiva ☺
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu primeiramente nao gosto de placas, acho que são só pra preencher buracos num casamento. E mais ainda, não vejo o menor sentido em placas que denigrem o casamento (independente de serem machistas ou não), como que falam de fugir, etc. Tem tanta frase bacana, como:

"Jesus, nosso convidado de honra"
    "Lá vem a noiva"
    "Prepare seu coração, ela está linda"
    "Valeu a pena esperar"

Entre outras.

Acho que outro item que deve ser alvo de atenção tb é o topo de bolo. Alguns passam uma imagem de dominação, outros imagens com conotação sexual (pra quê?), olha algumas imagens de topo de bolo de péssimo gosto.

topo de bolo ridículo

topo de bolo ridículo

topo de bolo ridículo

topo de bolo ridículo

topo de bolo ridículo

topo de bolo ridículo

topo de bolo ridículo

topo de bolo ridículo

topo de bolo ridículo

topo de bolo ridículo

topo de bolo ridículo

topo de bolo ridículo