Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

T
Super Noiva Março 2017 São Paulo

Entrevista com o padre: e agora?

Tati, dia 21 de Dezembro de 2016 às 18:29 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 22

Primeiro foi marcar a data na igreja.

Depois, decidir os fornecedores da igreja.

Aí, o curso de noivos.

Depois, a tranferência de paróquia.

Agora....ENTREVISTA COM O PADRE!!!!!!!!!!!!!!

TIPO, OI????? Q Q ISSO, MINHA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA??

Para quem não sabe, nós, católicas que vão se casar na igreja, temos um protocolo a seguir. Se você não casa na igreja do seu bairro, tem que fazer a transferência que é entregar os documentos de uma igreja a outra. São 3 finais de semana de proclamas, então quanto antes você fizer, melhor.

Mas independente disso, tem também uma entrevista. Com o padre/frei/pároco. O ato chama entrevista matrimonial.

Gente, nunca imaginei que passaria por essa situação Smiley surprise .

Pois aconteceu ontem isso. a igreja marcou conosco para uma terça feira, 19h30 da noite.

Claro, eu pesquisei feito uma doida aqui na comunidade outros tópicos sobre isso. O que é que ele iria perguntar? O que teríamos que falar?

Para uma pessoa altamente ansiosa como eu, qualquer entrevista ou contato meramente social já me deixa nervosa e pensando altas possibilidades, pirando TOTAL NA BATATINHA CHIPS!

Treinei muito na frente do espelho. Fiz meu dever de casa, fui muito preparada. Se é pra acertar, vamos acertar direito essa bagaça!

Chegamos lá, ambos arrumadinhos. 19h30.

19h40.

20h00.

E nada do Frei aparecer.

Uma senhorinha aparece então falando que ele estava atrasado, mas que logo chegaria.

Ok, repassei mentalmente todas as perguntas possíveis. Começaam a apagar todas as luzes da igreja e só tínhamos nós lá dentro. Vocês podem imaginar minha cara.

"Gente...alguém aí???" Fiquei meio que em pânico e meu noivo firme e forte lá, me aguentando nas minhas neuras e "e ses".. "e se o padre esqueceu??? E se der tudo errado??? E se, e se, E SE?!?!?!?!!"

20h30. 1h de chá de cadeira que durou uma eternidade depois, eis que a pessoa aparece. Com uma cara estranha, mas muito afável. Queria ter ajoelhado e dado graças a Deus, um serumaninho lá conosco!

Pois fomos a uma salinha da secretaria. Ele começou a falar do pq aquilo era importante ser feito. Ele explicou que essa era uma preparação para o Sacramento do Matrimônio, que investiga se os noivos estão casando de livre e espontânea vontade (ah, vá!) e se estão livres e desimpedidos para isso. Caso contrário, o casamento pode ser posteriormente nulo e não valer.

O frei também disse que tem muita gente que casa obrigada, com arma na cabeça e tudo (VISHHHH!! ARRMARIA!!), e que tem vários itens que são problemáticos, como por exemplo :
-Se a pessoa tem uma doença grave e não conta pro outro;
-Se a opção sexual foi mudada em prol do casamento;
-Se tem consanguinidade em 1o grau.
Entre outras coisas...

Como funciona?

- A entrevista é feita individualmente. Não podem os 2 juntos na hora das perguntas. Vai um e depois outro;
- Aí, o padre pega a bíblia pra você colocar sua mão direita e jurar em cima dela algo como "Juro dizer a verdade, e só a verdade, sobre tudo o que me for perguntado".
- Agora vem as perguntas. Elas são todas de um documento que ele vai preenchendo aos poucos (da Arquidiocese da cidade) e são bem objetivas, sim ou não. São elas:

Qual é a sua religião?

Fez a Primeira Comunhão? Foi crismado?

Já contraiu matrimônio com outra pessoa? É divorciado? Viúvo?

Pretende casar-se de acordo com a Lei Civil?

Há algum impedimento para a celebração deste casamento?

Encontra-se sob censura, punição ou proibição da Igreja?

Existe alguma ameaça ou forte pressão para honrar este casamento: coação, ameaça, temor, insistências?

Aceita contrair o matrimônio de acordo com a doutrina católica, sabendo que o matrimônio:

a) é um livre acordo por toda a vida (indissolúvel)?

b) exige fidelidade exclusiva à esposa?

c) deve garantir o bem comum dos esposos: no plano espiritual, afetivo, sexual e econômico?

d) deve ser aberto à geração da vida, à educação cristã e ao sustento dos filhos?

e) é celebrado sob o sinal e a dignidade de um sacramento?

Está ciente de que o matrimônio é nulo se enganar de propósito a sua noiva em relação a um fato ou característica im­portante que possa perturbar gravemente a convivência matrimonial?

Fez o curso de noivos?

Pronto! Aí você assina o documento e está livre!!!

Agora faltam duas semanas pra terminar os proclamas e se nada de errado for encontrado, vocês estão ok pra ir em frente! Tudo isso dura, no máximo, meia hora. Agora, é ser feliz!

UPDATE:

Deu tudo certim. Pagamos a bendita taxa de transferência e já levamos os documentos para a igreja que iremos casar. RUMO AO CASAMENTO CIVIL, PEOPLE!!!

Acompanhe toda a minha saga:

FINALMENTE! Minha crônica de casamento

Decoração casamento cultura pop-nerd/geek
Meus fornecedores
Minha 1ª prova e impressões
Meu choque com a cerimônia na igreja católica
O passo a passo para casar no civil e religioso
Em busca do vestido de noiva ideal: meu relato
Os perrengues que passei por ser uma noiva plus size
Meus 2 convites: vem ver
Achamos nossa aliança! vem ver e outras dicas pra você!
Meu ensaio numa livraria
Meu 1º presente: totem de casamento
Meu chá de panela surpresa- amelie poulain

22 Respostas

Última atividade por Nilda, dia 15 de Fevereiro de 2019 às 00:32
  • N
    Noiva Novata Julho 2019 Ceará
    Nilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também estou . Não sei o que ele vai nos perguntar , meu noivo tá super tranquilo !
    • Responder
  • Cibelle
    Noiva Ativa Setembro 2019 Minas Gerais
    Cibelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não imaginava como era, deu uma grande ajuda, minha entrevista vai ser dia 02/02 ❤ Tá chegando!!!
    • Responder
  • Natiele
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Minha entrevista é dia 17/02 agora e estou com medo

    • Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amanhã é a nossa entrevista. Ótimo ver o seu debate. Obrigada!!! Smiley heart Smiley heart


    • Responder
  • Thaís
    Noiva VIP outubro 2019 São Paulo
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sensacional sua postagem hauzhauzh Mas foi de grande ajuda viu, já deu para quebrar um pouquinho da ansiedade Smiley xd

    • Responder
  • A
    Super Noiva Novembro 2018 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Me mata!!!!! Nunca imaginei que casar pudesse ser tão divertido.
    • Responder
  • T
    Super Noiva Março 2017 São Paulo
    Tati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    JÁ PENSOU??? de cara, o padre falar em alto e bom tom: NÃOOOOOOO, SAI DAQUIIII

    • Responder
  • T
    Super Noiva Março 2017 São Paulo
    Tati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    hahaha, se Aninha já me manjava aqui, imagina lá no grupo, todos os dias!

    • Responder
  • T
    Super Noiva Março 2017 São Paulo
    Tati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    hahahahah, gifs é vida Smiley smile))) qualquer coisa, estamos aí! Smiley heart

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva VIP Abril 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Hahahahha que debate mais divertido, ainda mais com esses gifs! Sou muito ansiosa e tudo o que fui lendo, me imaginei no seu lugar kkkkk seria do mesmo jeito. Que legal compartilhar isso com a gente, eu ficaria muito nervosa de entrar sozinha pra fazer uma entrevista sem saber o que me seria perguntado kkk

    • Responder
  • A
    Super Noiva Novembro 2018 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tati vc é demais!!!! Fiquei me imaginando lá no chá de cadeira....cheia das teorias de conspiração kkkkkkkkkkkk

    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Novembro 2016 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tbm fiquei bem nervosa com essa entrevista, mas deu tudo certo.

    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, eu me diverti mt com sua postagem! rsrs

    Eu já sabia mais ou menos como funciona, por causa dos parentes que casaram recentemente. Sempre tem essa "entrevista" e é até mt importante, pq realmente tem casais que chegam obrigados pela família (como quando a menina engravida).

    Ainda não passei por isso (e a minha ainda deve demorar, pq meu casório está bem longe), mas imagino como deve ser esse nervosismo. Imagina se o padre chega e diz "Não". Smiley tongue

    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Abril 2017 Distrito Federal
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei o debate. Bem últi. Eu sempre fiquei me perguntando como é essa entrevista. Hahaha!

    Muito obrigada!

    • Responder
  • Lourani
    Noiva Master Julho 2017 Minas Gerais
    Lourani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que legal! Amei amei debate começando a passar por isso agora! Super valido! E acho mais que correto essa postura da igreja católica! Mostra a seriedade em si de nossas escolhas! Arrasou noivinha! Felicidades a vcs!😘
    • Responder
  • Loanda
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Loanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei o debate, bem útil mesmo!!

    Minha amiga que casou há anos atrás passou pela entrevista e o padre perguntou tudo, até onde iriam morar, quem iria pagar as contas e etc (pra desvincular dos pais, pq tem gente que casa e os pais continuam ajudando), ela falou que foi tenso, ele perguntou ha quanto tempo estavam juntos e quando ela disse que só 5 meses, ele disse que casamento é pra sempre e etc.

    Hoje ela é separada já, mas não esquece desse tal padre. Pode ser super tranquilo, mas pode ser tensa rsrsrsrs Imagine só, e se o padre disser: "Não casa" Smiley surprise

    • Responder
  • Bruna
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eita nunca ouvi falar de entrevista matrimonial não! Somente o cursinho para noivos...
    • Responder
  • Yasmin
    Super Noiva outubro 2017 Minas Gerais
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ri demais !
    Também sou catolica, e imagino como ficarei nervosa com essa entrevista!

    • Responder
  • BRUNA
    Noiva Ativa Março 2017 Distrito Federal
    BRUNA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Kkkkkk ainda bem que te encontrei. Ainda não fiz a tal entrevista,RS. Mas vou casar se forem apenas essas perguntas.... As pessoas costumam dizer que o padre por um de frente pro outro, pra ter certeza que quer de verdade. Morria de medo de no dia estar brigada ou algo e ele não autorizar kkkkk brincadeira. Mas vou copiar as perguntas... Beijo
    • Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, Tati, a entrevista de vocês foi mais rigorosa. A nossa, nós fizemos com nós dois juntos e foi apenas um bate papo mesmo com o padre, ele fez algumas poucas perguntas e deu muitos conselhos para nós. Foi muito tranquila Smiley smile

    • Responder
  • L
    Noiva Ativa outubro 2024 São Paulo
    Lucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que bacana noivinha, não vejo a hora de fazer a minha Smiley love... Só de pensar fico ansiosa kkkkkk..bjuss
    • Responder
  • R
    Top das Noivas Janeiro 2017 Rio de Janeiro
    Rose ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu ainda não passei por isso nem sei se aqui tem isso vou procurar saber na igreja.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas