Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

T
Super Noiva Março 2017 São Paulo

Passo a passo casamento civil e religioso

Tati, dia 11 de Novembro de 2016 às 00:27 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1 26

Ok, vocês decidiram se casar e já viram todos os detalhes da festa. Mas e os papéis? Explico um pouquinho do que é necessário para casar.

CASAMENTO CIVIL

Serve para comprovar perante a lei que vocês são casados. você vai precisar:

1- Fazer o Pacto antenupcial

Aqui, vocês irão definir com seu cartório como os bens que o casal tem serão administrados. Quando casarem, o que é seu é seu? são dos dois? Ex: O que você comprar para a casa de vocês vai ser dos dois?

São 3 principais tipos:

Comunhão Parcial- Tudo o que você tiver adquirido antes do casamento é totalmente seu. Após o casamento, tudo o que for adquirido por você também passa a ser dele. É o melhor dos dois mundos e mais seguro aos dois.

Comunhão universal- Tudo o que você tem antes e depois do casamento serão dos dois. Nos dias de hoje, não é muito sensato escolher essa modalidade, pois se vocês se divorciarem, isso será um problema e tanto.

separação total de bens- Cada um no seu quadrado. Seus bens serão sempre seus e os dele, sempre dele. Cada item adquirido tem posse individual.

Outros dois que podem ser feitos:

participação final nos aquestos- outra modalidade menos conhecida e mais nova, ela funciona como a comunhão parcial, ma proporciona mais liberdade a você e seu noivo.

Antes do casório, o que é seu, continua sendo seu e o que é dele, continua sendo dele. Após o casório, tudo o que vocês adquiriram juntos vai ser dividido igualmente se caso vocês se separarem. Também é uma excelente escolha, trazendo mais segurança.

Regimes de Bens Livremente Ajustados-
Nesta modalidade, os noivos tem liberdade para elaborar seu próprio regime de divisão de bens como for melhor para eles. Podem determinar quais bens serão comuns ou individuais, sejam adquiridos antes ou durante o casamento, sempre respeitando as normas legais.

(Não se preocupe se você estiver em dúvida e depois se arrepender, é possível mudar o regime de bens depois de casados.)

2- Pedir a habilitação do casamento

Vocês devem comparecer ao cartório de Registro Civil mais próximo da residência de um de vocês (descubra o mais próximo de você nesse link: cartórios de registro civil do Brasil. Veja de fato qual é o mais perto e ligue para confirmar – eles pedirão o endereço e informarão se são o cartório responsável pela sua área ou indicarão o correto.), para se submeterem a um processo averiguação, no qual devem provar que estão livres e desimpedidos para casar. É uma etapa que tem que ser feita pelo menos 30 dias antes do casamento.

Que documentos apresentar? Para isso, você e seu noivo precisam apresentar o RG e a certidão de nascimento emitida a menos de 6 meses originais.

Se em um prazo de 15 dias não houver nenhum impedimento, os noivos estarão aptos para casar dentro do prazo de 3 meses ou 90 dias corridos.

3- Pensar no tipo do casamento civil

Existem 4 tipos de casamento civil. Cada um tem um valor a ser pago (os preços foram estipulados de acordo com os valores de São Paulo. Consulte no cartório da sua cidade) e algumas características.

Quando a habilitação sair, o casal entra com o pedido de casamento de sua preferência.

Casamento no cartório:O casamento em catório é celebrado na sala de audiência ou local previamente determinado pelo cartório dentro das suas dependências.

A cerimônia é realizada de forma pública, a portas abertas durante todo o ato, estando presentes o juiz de casamentos, o escrevente autorizado, os noivos e dois ou mais padrinhos.

Como pedir?

Preço*? R$ 394,09

Casamento religioso com efeito civil: É quando a união dos noivos é celebrada fora das dependências do cartório, porém quem preside o ato do casamento não é o juiz e sim um padre.

O casamento deste tipo pode ser realizado junto com a cerimônia religiosa na igreja, no buffet ou no salão de festas, por exemplo. Os noivos saem com um termo de casamento que precisa ser levado ao cartório depois para ser convertido em certidão de casamento.

Como pedir? A igreja ou o celebrante deve fazer um requerimento oficial, que o casal entrega no cartório para dar entrada no pedido de habilitação de casamento. Depois, os noivos entregam a habilitação à autoridade religiosa.

Após a realização da cerimônia, os noivos não recebem a certidão de casamento, mas sim um termo de casamento, que precisa ser levado ao cartório num prazo de 90 dias (a contar da data da realização da cerimônia) para registrar o casamento. Caso isso não ocorra, o casamento não fica regularizado no cartório, isto é, os noivos permanecem solteiros.

Preço*? R$ 394,09

Casamento em diligência: Basicamente, é pra quem quer casar fora do cartório.

os noivos pagam uma taxa para que o juiz de paz celebre a cerimônia legal de casamento civil em uma outra localidade.

Pode ser no salão do prédio, no buffet onde será a festa, na casa de alguém, em um restaurante ou espaço de eventos, por exemplo. (Quando for em outra cidade, como na praia ou no sítio, aí se chama casamento por transferência).

É uma ótima opção para noivos e noivas não religiosos que buscam uma cerimônia prática e rápida, para focar mais na festa.

Como pedir? Depois da habilitação ocorrer, o casal pede no cartório essa modalidade.

O juiz que irá celebrar a cerimônia é indicado pelo cartório e faz a cerimônia com a mesma formalidade com que faz no local. Porém, se os noivos quiserem que o celebrante fale algo mais, podem conversar com o cartório, já que varia de juiz para juiz.

Preço*?R$ 1.232,10

Conversão de União Estável em Casamento:

Aqui, vocês podem morar juntos ou não. Também podem estar juntos há muito tempo ou não. Não existe a presença do juiz de paz para realizar a cerimônia. Após o prazo de 16 dias, os noivos poderão retirar a certidão de casamento civil no cartório e o casamento começa a ter efeito nessa data.

Preço*?: R$ 394,09

3- Ter padrinhos no seu casamento civil

Antes da cerimônia, ou seja, na hora de dar entrada no casamento no cartório, serão necessárias as assinaturas de 2 testemunhas no total, uma para o noivo e outra para a noiva.

Não precisam ser casal, podem ser dois homens ou duas mulheres ou até mesmo parentes (menos pai e mãe), o importante é que sejam maiores de 18 anos.

RESUMO: NA HORA DE IR AO CARTÓRIO, TENHA DUAS TESTEMUNHAS, ESCOLHA O TIPO DE REGIME E O TIPO DE CASAMENTO CIVIL.

CASAMENTO RELIGIOSO

Esse tipo de celebração é totalmente opcional, e serve mais para quem vai se casar na igreja católica. Para isso você precisa:

1- Marcar o dia e a hora: Data e horário do seu casório na igreja, pagando uma taxa que varia entre 2.500 a 5.000, dependendo da igreja.

2- Garantir o chamado processo matrimonial: O processo matrimonial é, assim como o casamento civil, necessário para comprovar que vocês estão livres e desimpedidos para casar. Para isso, vocês vão precisar dos documentos:
- Cópia do RG;
- Certidão de batismo atualizada inferior a 6 meses. Para isso, você precisa ir na igreja que você foi batizada e falar que é para fins matrimoniais (isso é super importante, não deixe de falar isso), assinada pelo Pároco e com o carimbo da paróquia;
- Certidão do curso de noivos na igreja que vão casar;
- Comprovante de residência (uma conta de luz, por exemplo).

3- Pedir a transferência do processo matrimonial: Quando os noivos não residem no território da paróquia, devem apresentar a transferência do processo matrimonial (documentação) para a realização do casamento.
-Vá até a igreja mais próxima da sua casa e fale que você vai casar na igreja que você escolheu. Você vai pagar um preço por isso (varia de cada paróquia). Não esqueca de um comprovante de residência, que pode servir para você e seu noivo. Na dúvida, ligue antes, perguntando quais são os documentos exigidos que antecedem essa transferência.
-Eles vão então entregar os documentos necessários para a igreja escolhida.

Junte os documentos de transferência com os documentos restantes do processo matrimonial e entregue, pelo menos 3 meses antes para dar tempo dos proclamas (anúncio de que vocês vão casar) acontecerem.

é isso! espero ter esclaredico bastante coisa!

Acompanhe toda a minha saga:

FINALMENTE! Minha crônica de casamento

Decoração casamento cultura pop-nerd/geek
Meus fornecedores
Minha 1ª prova e impressões
O passo a passo para casar no civil e religioso
Em busca do vestido de noiva ideal: meu relato
Os perrengues que passei por ser uma noiva plus size
Meus 2 convites: vem ver
Achamos nossa aliança! vem ver e outras dicas pra você!
Entrevista com o padre: e agora?
Meu ensaio numa livraria
Meu 1º presente: totem de casamento
Meu chá de panela surpresa- amelie poulain

26 Respostas

Última atividade por Alana, dia 23 de Março de 2018 às 13:32
  • Alana
    Noiva Constante Agosto 2018 Minas Gerais
    Alana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa muito úteis essas informações noivinha! Obrigada!

    • Responder
  • Rosimar
    Noiva Novata Abril 2019 Rio de Janeiro
    Rosimar ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já ser casada
    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Julho 2018 Ceará
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá boa tarde, gostaria de tira uma duvida. pretendo casar Casamento em diligência posso ter mas padrinhos, para assinar e so 2 mas na hora posso ter mas ?


    • Responder
  • Dayene
    Noiva Constante Janeiro 2018 São Paulo
    Dayene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito obrigado ! me ajudou muito

    • Responder
  • Bruna
    Noiva VIP Janeiro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito legal, mta gente não conhece bem os regimes de casamento e nem saber como lidar com a papelada, mas é tudo bem simples.

    • Responder
  • Natalia
    Noiva Constante Janeiro 2018 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada por compartilhar... quanta burocracia! rs

    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Novembro 2017 Espírito Santo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Post muito elucidativo!!! Estava precisando justamente dessas explicações. Muito obrigada! Smiley laugh

    • Responder
  • Cibele
    Super Noiva Maio 2017 São Paulo
    Cibele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Poxa que post legal.. me ajudiu e tenho certeza que vai ajudar muita gente! Obrigada!
    • Responder
  • Daiane
    Super Noiva Junho 2017 Rio de Janeiro
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ajudou bastante. Muito obrigada, noivinha!
    • Responder
  • Yasmin
    Super Noiva outubro 2017 Minas Gerais
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada noivinha!

    • Responder
  • T
    Super Noiva Março 2017 São Paulo
    Tati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    O que impede seria se uma das pessoas já fosse casada ou se cometeu homicídio. Fora isso, mais nada.

    • Responder
  • Solange
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Matou minhas duvidas obg noivinha
    • Responder
  • Yasmin
    Super Noiva outubro 2017 Minas Gerais
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, tirou minhas dúvidas sobre o civil.
    Mais ainda tenho uma, o que impede uma pessoa de casar no civil? Alguem sabe ?

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Ativa Março 2020 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada viu. Arrasou nas dicas completas.
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Ativa Novembro 2017 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ameiii as dicas...
    • Responder
  • Jessica
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Há obrigada
    • Responder
  • Jeh Helena
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Jeh Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimas dicas, noivinha! Ajudou bastante

    • Responder
  • Sionara
    Noiva Constante Maio 2018 Espírito Santo
    Sionara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas, obrigadaSmiley kiss
    • Responder
  • D
    Noiva Master Janeiro 2022 Pernambuco
    Damares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tem pedir uma segunda via atualizada, no cartório onde você foi registrada...

    • Responder
  • Jessica
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom novinha mas como assim certidão de nascimento emitida 6 meses originais ????
    • Responder
  • Suzana
    Noiva Master Março 2018 Bahia
    Suzana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimas dicas noivinha! Obrigada por compartilhar!

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Novata Novembro 2021 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas e tudo bem explicado E pra mim ajudou muito
    • Responder
  • T
    Super Noiva Março 2017 São Paulo
    Tati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahhhh, que bom, Viviane! Fico feliz em ajudar! Pesquisei muito e consultei a igreja onde vou casar também Smiley smile Boa sorte!

    • Responder
  • Viviane
    Noiva Ativa Novembro 2017 Bahia
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada! To justamente fazendo essa pesquisa. Ja sabia das informações mas precisava organizar pra anotar e vc ja resumiu tudo. Só vou copiar e passar pra o noivinho rsrs
    • Responder
  • Priscila
    Super Noiva Novembro 2018 Pernambuco
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Com certeza ajudou muito. Obrigada Smiley shame Smiley kiss
    • Responder
  • Naay
    Noiva Master Março 2017 São Paulo
    Naay ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boas dicas. Obrigada por compartilhar . Beijos
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas