Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Izabelle Guedes
Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro

Qual nome vem na frente, o da noiva ou o do noivo?

Izabelle Guedes, dia 1 de Junho de 2022 às 13:22

Publicado em Fórum Organizar um casamento 207

Olá, noivas(os)! Quero dividir com vocês um questionamento que me fazem muito! Eu e meu noivo estamos a uma distância de mais de 1500km, por isso muitas coisas sobre a festa de casamento, eu penso sozinha e depois levo até ele para ver o que decidiremos. Foi assim que eu decidi que tudo que...

Olá, noivas(os)!

Quero dividir com vocês um questionamento que me fazem muito!
Eu e meu noivo estamos a uma distância de mais de 1500km, por isso muitas coisas sobre a festa de casamento, eu penso sozinha e depois levo até ele para ver o que decidiremos.
Foi assim que eu decidi que tudo que envolvesse o nosso casamento, quando colocássemos os nossos nomes, seja na página do nosso site de casamento, seja no nosso convite, no monograma das lembranças ou no topo de bolo de alguma comemoração, viria primeiro o nome dele e depois o meu.
Quando mostrei isso a ele, ele ficou surpreso, pois estamos acostumados a ver na maioria das vezes o nome da noiva antes do nome do noivo. Ele me perguntou se eu tinha certeza disso, eu disse que sim e nunca mais foi uma questão.
Mas… conforme as pessoas vão vendo que o nome dele vem antes do meu, elas sempre me questionam o motivo, achando que ele impôs ou que é por conta de religião e tudo mais, mas na verdade é uma decisão que eu tomei porque eu sei o quanto eu gosto de estar no controle das coisas e para mim quando o nome dele vem na frente eu lembro que esse passo tão importante não é apenas sobre mim, os meus desejos e expectativas, mas envolve ele, os desejos dele e as expectativas dele também. Esse ato é para me trazer à memória que estou dando um passo onde vou ter que pensar nele também e não só em mim.
Diante disso, eu quero que você e seu/sua companheiro(a) reflitam e me digam:
QUAL O NOME QUE VEM PRIMEIRO NAS COISAS DO CASAMENTO DE VOCÊS?
Me conta aqui embaixo nos comentários:1- A sequência do nome de vocês2- O motivo que os levou a essa decisão

207 Respostas

  • Izabelle Guedes
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Izabelle Guedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tá, que amor o convite de vocês! Smiley love

    Sim, tem toda uma história por trás, mas eu acho mais legal a possibilidade de criarmos a nossa história, sem essa de "tem que ser assim", se não faz sentido para nós que bom que podemos ir atrás do que faz, né?!

    • Responder
  • Izabelle Guedes
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Izabelle Guedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ma, vocês dois tem nomes compostos, aiiin, que fofinhos!! Ficou maravilhoso a forma que escolheu. Smiley heart

    • Responder
  • Aline
    Super Noiva outubro 2023 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    HAHAHAHAHA é sobre isso
    • Responder
  • Izabelle Guedes
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Izabelle Guedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aline, eu estava em cólicas para chegar logo no seu comentário, quando eu li eu não me aguentei e comecei a gargalhar!! hahahaha Se rolasse um patrocínio né, nem falava nada, mas de graça para eles e cheios de coisa para pagar do casamento não dá né?! Aqui também rolou essa brincadeira com as iniciais porque a nossa fica M&I (MEI) estou casando ou abrindo uma empresa? hahahahahaha

    • Responder
  • Izabelle Guedes
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Izabelle Guedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Jaque, você foi visionária! hahahaha Eu ia ser uma das que leria Júnior, me desculpa, mas eu sempre preciso ler uma segunda vez para entender o que a pessoa quer dizer, porque de primeira as vezes cometo esses erros. Ia ficar ""JR" por que iam colocar Júnior no convite? aaaah, são as iniciais deles" e ia morrer de rir de mim mesma. hahaha

    • Responder
  • Izabelle Guedes
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Izabelle Guedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que legal a escolha de vocês, Paloma! Concordo com você, se existisse uma regra devia ser "os noivos devem fazer o que querem", pelo menos aqui aderimos isso como uma regra! hahaha

    • Responder
  • Izabelle Guedes
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Izabelle Guedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aii, Thai, que bom que o meu comentário te levou a refletir sobre isso, o propósito era esse, fico extremamente feliz que eu tenha te mostrado um novo olhar! Na minha vida eu sou assim, por mais que seja apenas mais um detalhe dentro de uma infinidade de coisas a serem vistas no processo do casamento, eu acho que tudo fica melhor quando saímos do automático e tentamos refletir sobre a importância de cada escolha. Smiley love Smiley heart

    • Responder
  • Izabelle Guedes
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Izabelle Guedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que legal, Ju!

    • Responder
  • Kézia
    Noiva Ativa Julho 2022 Espírito Santo
    Kézia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Coloquei o do meu noivo
    O povo implica demais com coisas novas, é só a ordem dos nomes

    • Responder
  • Taís
    Noiva Curiosa Junho 2022 São Paulo
    Taís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Votei primeiro o nome do noivo porque fiz assim no meu:

    Qual nome vem na frente, o da noiva ou o do noivo? 1

    Mas na verdade acho que pode ser qualquer um dos dois, só depois seguir o mesmo padrão em tudo que levar o nome de vocês.

    Por tradição (patriarcado) primeiro é o nome da noiva e depois do noivo, pois é a família da noiva que oferece a recepção. Depois de casados é o nome do marido e depois da esposa, dizem que o noivo é o "chefe" da família. Lembrando do dote, que era tipo uma indenização para o noivo que teria que "sustentar" a noiva. Puro machismo antigo, então o que vale é o gosto dos noivos.

    • Responder
  • Maria
    Noiva Ativa Dezembro 2022 Tocantins
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu caso ficou: Árthus Vinícius e Maria Eduarda.
    Escolhi assim pq acho lindo a questão sonora dos nossos nomes nessa ordem ❤️
    • Responder
  • Maria
    Noiva Ativa Dezembro 2022 Tocantins
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kakakakakakkakaka melhor explicação possível
    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Julho 2022 Rio Grande do Sul
    Audrey ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Te entendo KKK. Obrigada pelas dicas, certamente me recordarei Smiley heart

    • Responder
  • Samuel
    Noivo Constante outubro 2022 Santa Catarina
    Samuel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É algo sensacional e muito bom de viver.

    • Responder
  • Izabelle Guedes
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Izabelle Guedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, noivinha, tudo ótimo e com você?
    Seu comentário 🥹🫶🏻
    Eu sou afobada e antecipei a etapa do convite, isso que dar fazer né?! HahahaQuando esse momento chegar, faça o que é importante para vocês, vivam esse momento da melhor forma possível e criem memórias de uma das etapas mais importante da história de vocês como casal! Por aqui amamos parar e ficar relembrando tudo sobre nosso relacionamento.
    • Responder
  • Izabelle Guedes
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Izabelle Guedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ain, Li, que legal estarem decidindo tudo juntos é muito bom que algo que é importante na história do casal seja vivido pelo casal!
    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim eu sei como é, tenho um relacionamento de 13 anos que 5 deles foram a mais de 7h de distância um do outro, e mais um ano inteiro passado em continentes diferentes sem se ver. Acho que vai muito de cada casal, uma coisa que significa muito pra vocês as vezes não significa pra gente e é isso.

    • Responder
  • Izabelle Guedes
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Izabelle Guedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com você, Lari, para mim também não tem regra e sim o que é melhor para o casal.
    • Responder
  • Izabelle Guedes
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Izabelle Guedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tá certa, Va! Hahaha
    Eu sou apressada hahaha Se der tudo certo, a gente se casa daqui a 1 ano e 1 mês, mesmo assim eu já montei o convite para ter uma noção se eu preferia ele na vertical ou na horizontal, mas ele vai mudar até lá quando decidir a decoração da festa hahahaha
    • Responder
  • Nathalee
    Noiva Principiante Novembro 2022 São Paulo
    Nathalee ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A escolha do nosso foi por conta da ordem alfabética 😅
    • Responder
  • R
    Noiva Curiosa Novembro 2021 Minas Gerais
    Raphaella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Siiiiim muitos. Haha Deus abencoe
    • Responder
  • Izabelle Guedes
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Izabelle Guedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Rapha, é um detalhe dentro de um milhão de outros né? Hahaha
    • Responder
  • Izabelle Guedes
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Izabelle Guedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bru, sim e sim! Quando saímos do automático e do pensamento do “tem que ser assim porque sempre foi assim” o processo se torna mais leve e satisfatório e as recordações serão maravilhosas.
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza, o casal tem que se reconhecer no conjunto do evento... Não pode ter a cara de apenas um!
    Por isso o que existem são apenas ideias, e o conjunto quem monta são os dois, cada um com seu toque, seu jeito.
    • Responder
  • Izabelle Guedes
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Izabelle Guedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tha, que legal, o importante é fazer o que funciona para vocês!
    • Responder
  • Izabelle Guedes
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Izabelle Guedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fe, no nosso caso não colocaremos os sobrenomes, apenas o primeiro nome, também não colocaremos o nome de alguém da família, mas eu achei muito legal à disposição do nome de vocês! Quando me indagam e eu digo o motivo da minha escolha é mais na tentativa de levar a pessoa a uma reflexão que a faça se questionar “por que eu acho que tem que ser de um único jeito?”. Para mim o casamento não deve ser engessado, o casal tem que ser reconhecer, porque é parte da história deles.
    • Responder
  • S
    Super Noiva Novembro 2022 São Paulo Estado
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim vdd, por isso não me apeguei em protocolos de nomes.
    • Responder
  • Izabelle Guedes
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Izabelle Guedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oie, Ca! Eu fui ler ao contrário e para mim pareceu nome composto hahaha Realmente tem que ser o que funciona e é melhor para vocês! 💗
    • Responder
  • Izabelle Guedes
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Izabelle Guedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sol, mesmo sem um motivo específico, o importante é ter a cara de vocês!
    • Responder
  • Izabelle Guedes
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Izabelle Guedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Poly, também não acredito que à disposição dos nomes determinam nada dentro do casamento, mas no meu caso, que fico meses sem ver meu noivo e acabo entrando no automático enquanto estamos longe, essa escolha foi a forma que eu encontrei de ter algo que eu, ao visualizar os nomes, me trouxesse para fora desse automático e me mostrasse que decidimos dar esse passo e como eu quero ser dentro desse casamento. Provavelmente se estivéssemos sempre juntos não pensaria nisso, mas para mim, hoje isso me ajuda demais.
    • Responder
  • Izabelle Guedes
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Izabelle Guedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Samuel! Que legal ela ter feito essa surpresa, eu imagino o quanto deve ter sido maravilhoso para você ver esse gesto dela. Aqui como estamos bem distantes e o casamento vai ser no estado em que estou, acaba que eu vejo mais as coisas do que ele, mas ele está sempre por dentro dos assuntos em tempo real, que bom que temos a tecnologia a nosso favor não é?! Hahaha Quando mostrei a ele, ele também ficou bem surpreso e pareceu gostar, ele realmente não esperava hahahaha
    • Responder
  • Izabelle Guedes
    Noiva Ativa Julho 2023 Rio de Janeiro
    Izabelle Guedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Anna, a enquete era para saber qual nome vinha na frente, não é dado mais espaço do que o que foi utilizado para escrever outras frases, por isso fiz as perguntas pedindo para que fossem respondidas aqui nos comentários.
    Não acho que a posição de nome determina como um casamento de fato vai ser, apenas compartilhei que para mim que fico durante meses sem ver meu noivo, o simples ato de escolher a posição do nome da forma que escolhi, me faz sair do automático onde tomo minhas decisões aqui e ele lá em outro estado e me lembra na correria do dia a dia o passo que estamos dando e a cabeça que eu quero ter hoje e durante todo nosso casamento. Entendo que para algumas pessoas pode não ser nada demais à disposição dos nomes, mas tudo o que estamos fazendo carrega um significado, com relação a isso não seria diferente. Então trouxe a pergunta para cá, para conhecer a experiência de vocês.
    Com relação a falar ou não ao outro, acho que tudo depende da linguagem do amor de cada um. Não sei se sabe do que estou falando, se não souber, tem um livro maravilhoso para casais, que se chama “As 5 linguagens do amor”, esse livro me fez ver que a forma que eu demonstrava o meu amor pelo meu noivo não era a forma que ele se sentia amado, no caso dele a forma que ele mais se sente amado é a minha última forma, que é justamente a fala, então eu sei que para ele ouvir as coisas, mesmo que eu já esteja demostrando todos os dias, é importante. Entender isso transformou não só o meu relacionamento com ele, mas com todos a minha volta.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas