Olá, noivinhas lindas do Brasil!
Ok, esse debate está um pouquinho atrasado, pois na verdade já estamos nos 39 dias (YAAAAAAAY!!!!), mas o chá foi domingo passado e só agora tive tempo para abrir o debate e compartilhar com vocês como foi, hehe. Ainda não tenho todas as fotos, pois a minha irmã que fotografou boa parte do evento e ela ainda não conseguiu me enviar as fotos, então vamos só com as fotos que tiramos pelo celular mesmo.
Nesse debate aqui, tinha compartilhado algumas coisas que seriam da papelaria do chá de panela. Mas, no fim de junho, comentei com uma das minhas irmãs (que é minha madrinha) o quanto parecia divertida a ideia do charraiá e ela concordou, e de última hora resolvemos mudar tudo e fazer um chá de panela temático de festa junina. Como já estávamos na última semana de junho, combinamos de fazer o chá no último fds de julho, para ter tempo de organizar o chá e ainda ter uma justificativa para o tema "junino".
Só consegui ir à 25 de março na metade de julho, e aí já não tinha muita coisa de festa junina, então confesso que fiquei meio desesperada e saí comprando quase tudo que achava de festa junina, com medo de que ficasse pouco ou sem graça. Na semana do evento ainda fui procurar uns vídeos de DIY no youtube, para tentar descobrir outras coisas que ficariam legais para a decoração do espaço e da mesa do "bolo", e basicamente comecei os trabalhos só no dia anterior ao chá.
Não vou falar que foi fácil, ou tranquilo, porque foi uma baita correria. Mas meu noivo foi um amorzinho e ficou comigo o dia inteiro, me ajudando a cortar as bandeirinhas, colar palitos de dente, cortar EVA, fazer todos os detalhes que essa minha mente bandida tinha inventado de fazer, e no finzinho da tarde minha irmã chegou e começou a nos ajudar a preparar as brincadeiras. Domingo começou tão corrido quanto o sábado, passamos a manhã inteira finalizando tudo que tinha para fazer, e saímos de casa EM CIMA da hora - o evento estava marcado para 14h, no salão de festas de uma amiga que mora perto da minha casa, e só saímos de casa às 13h30, carregando caixas e sacolas cheia de coisas.
Chegamos no salão e eu pensei - não vai dar. Não vai dar tempo, daqui a pouco tem gente chegando e não temos nada pronto, não vai ficar legal, e o estresse ameaçando me consumir. Respirei fundo e, com ajuda da minha mãe, das minhas irmãs e dessa amiga, começamos a montar o salão. Duas amigas minhas chegaram enquanto ainda estávamos montando as coisas, e sem nem pensar duas vezes, botaram a mão na massa e começaram a nos ajudar com a arrumação. A cada detalhe, cada coisinha que íamos acrescentando, o espaço ia ganhando vida e ficando cada vez melhor, e confesso que o resultado final me surpreendeu.
A prima da minha mãe, que também é nossa vizinha, se ofereceu para fazer um bolo de milho para levar para o chá, mas na hora em que tiramos as primeiras fotos ela ainda não tinha chegado, por isso o centro da mesa estava vazio, hehe
Para o cardápio, não dispensamos as inspirações: para os salgados, tivemos mini cachorro quente, pipoca, amendoim e uma torta de sardinha que minha irmã fez (ok, a torta de sardinha não tinha tanto a ver, mas eu achei que tinha pouca opção salgada, hasiudhsauidhasudhai). De doces, fiz brigadeiro de paçoca e brigadeiro de milho, minha mãe fez curau, outra irmã fez arroz doce, uma madrinha levou cupcake de fubá com goiabada e a prima da minha mãe, como mencionei, levou o bolo de milho. Além disso, tinha espalhado pela mesa e pelas mesas das convidadas vários docinhos como paçoca, pé-de-moça e pé-de-moleque, maria-mole, doce de batata doce e doce de abóbora, pipoca doce, etc. Umas das coisas que mais elogiaram no chá foi justamente a comida, HIASUDHASIUDHASIUDHAI
Para as brincadeiras, confesso que NUNCA gostei daquelas brincadeiras que mais beiram a humilhação ou que são excessivamente maliciosas, então queria evitar isso no chá. Conversei com minha irmã, que estava responsável pelas brincadeiras, e ela montou umas coisas bem tranquilas, que permitiriam que todos se divertissem sem ficarem desconfortáveis. Fiz a brincadeira de adivinhar os presentes, tivemos um quiz para as convidadas sobre o perfil dos noivos e uma outra brincadeira de "duelo" parecido com stop. Para os mimos para as convidadas, montamos uma mini "pescaria" com peixinhos em EVA, e as convidadas pescavam um peixinho que teria o número do presente que iriam ganhar. Também fiz uma caixinha e deixei uns corações cortados em papel colorido, escrevi "correio elegante" na tampa da caixa e deixei para as convidadas que quisessem escrever um recadinho para eu ler depois - e a maioria deixou.
Por mais que a organização do chá tenha sido de certa forma preocupante, o resultado foi muito melhor do que eu poderia esperar. A lista foi bem pequena, chamei realmente as pessoas mais próximas e quase todas as convidadas foram, o que eu já achei incrível. Me diverti horrores, as convidadas se divertiram e teve gente que disse que saiu com a bochecha doendo de tanto dar risada.
Se eu tiro uma lição de tudo isso é: façam o chá. Vai dar trabalho? Vai. Vai gastar dinheiro? Vai. Sairia mais barato comprar os presentes que você colocaria na lista do que fazer o chá? Com certeza. Mas não é pelos presentes, é pelo momento que você vai poder curtir com aquelas pessoas que te amam e querem seu bem, poder ter um momento de descontração antes do casamento, fazer uma última baguncinha antes do grande dia, se divertir e receber todo o carinho das pessoas que estarão lá celebrando esse momento com você. Vale a pena, acredite
===============================
Outros debates sobre nosso casamento:
Fechamos mais um! (assessoria)
Terceiro contrato assinado - Foto e Filmagem 📷
A Saga do Vestido - Primeira compra do AliExpress
Quarto contrato assinado - Make e Penteado 💆
A saga do Vestido - Um fim inesperado
Sexto contrato - Cabine Fotográfica
Festa pré-casório ("noivado") e caixinha dos padrinhos
Nosso Casamento #9 - Lua de Mel
Festa pré-casório ("noivado") e caixinha dos padrinhos
Nosso Casamento #11 - Doces finos e bem casados
Nosso Casamento #12 - Papelaria para Chá de Panela
Nosso Casamento #13 - Arte dos Convites #vemopinar
#Nosso Casamento 14 - Faltando 99 dias, definimos o cardápio #vemver
Faltando 93 dias... comprei meu sapato!
Faltando 92 dias... fiz a prévia de cabelo e maquiagem!
Faltando 83 dias... nossos convites ficaram prontos!
Faltando 70 dias... fechamos a dança dos noivos!