Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ana Raíssa
Noiva Master Novembro 2019 São Paulo

Como organizar os fornecedores, datas e valores do seu casamento?

Ana Raíssa, dia 2 de Julho de 2018 às 10:18 Publicado em Fórum Organizar um casamento 4 26

Bom diaaaaaaaa noivinhas lindas! Mais uma segundona chegou, que tenhamos uma ótima semana Smiley flower

Hoje quero falar sobre um tema que eu amo muito e acho a parte mais legal do casamento: organizar. Sabe aquela pessoa louca das planilhas e dos detalhes? Então, sou eu mesma!

giphy.gif

Acho que muitas noivas aqui da comunidade contrataram assessoria, que com certeza ajuda muito nessa parte, mas é sempre muito bom que os noivos tenham seu próprio controle, para não perder prazos, negociações e outros pontos importantes normalmente acertados nos contratos que fechamos.

Também existe a possibilidade de consultar os contratos sempre que necessário, porém, vamos combinar que essa forma de organização é bastante confusa, né? Quando você tem dois ou três contratos, fica fácil, mas conforme o tempo vai passando e você vai tendo uma montanha de contratos, a chance de bagunçar as informações é bem grande.

giphy.gif

Então, qual seria a melhor forma de organizar tudo? Cada noiva se adapta de uma forma diferente, mas acredito que o fundamental é ter uma espécie de central de informações, onde você coloca as informações principais de cada contrato e tem uma visão geral do seu casamento. Isso ajuda inclusive a controlar o orçamento geral que você e seu noivo definiram inicialmente, pois se não vemos quanto estamos gastando com tudo num panorama mais amplo, fica muito fácil fugir do orçamento e contratar além do que você pode pagar.

giphy.gif

Essa "central de informações" também pode ter formas diferentes, e as duas mais comuns são um planner da noiva ou uma planilha no Excel. Eu comprei um planner bem completinho pra essa fase (não vou me estender muito nele porque tenho um debate específico contando os detalhes do planner aqui), porque ele vira uma linda recordação do noivado depois que tudo passar, além de ser um ótimo bloco de notas (AMO escrever à mão). Porém, ele ocupa bastante espaço na bolsa para levar no dia-a-dia, então, precisei encontrar uma forma de acesso remoto às minhas informações do casamento. Por isso, além do planner, organizei também uma planilha-resumo.

Você vai poder encontrar modelos variados de planilhas na internet, das mais simples às mais complexas. Depois de ver várias, percebi que a maioria tinha muito fru-fru desnecessário e que só tomava espaço na planilha, ao invés de me fornecer as informações que eu precisava de cada contrato de maneira simples e organizada. Resolvi fazer a minha própria, só com o fundamental, de uma maneira que eu me adaptasse bem. E ela ficou assim:

Como organizar os fornecedores, datas e valores do seu casamento? 1

Eu apaguei apenas os valores (por motivos óbvios rsrs) pra mostrar pra vocês, mas vou explicar passo a passo como formulei cada coluna.

1) Coluna "Serviço": a primeira coisa que fiz foi listar TUDO o que eu vou precisar para o casamento. Usei de base a lista que tem no site, listas de planilhas, experiências de outras noivas, etc. Gente, quando falo TUDO, é tudo mesmo! Listei até impressão de menus de mesa, porta-guardanapos, gravatas dos padrinhos, etc. Nesse momento, é bom listar todos os itens que você quer ter, até os menores, porque isso ajuda você a não esquecer de nada depois.

2) Coluna "Fornecedor": essa é bem simples, coloco o nome do fornecedor contratado para o serviço especificado na coluna anterior.

3) Coluna "Quantidade": essa parte não é utilizada para todos os fornecedores, porque nem tudo é em quantidade, como por exemplo o espaço da recepção, que é um só. Porém, para outros fornecedores, é importante saber para quantos convidados fechei o serviço, ou quantos doces contratei, ou quantos músicos estão no meu pacote da cerimônia, etc. É bom pra calcular o custo x benefício por pessoa e pra manter o controle das quantidades das suas contratações.

4) Coluna "Pacote contratado": aqui eu coloco um resumo do contrato, de tudo o que foi negociado, de serviços e profissionais inclusos, sabores, arranjos, kits, etc. É a coluna mais importante na minha planilha, pois é onde eu tenho claro exatamente tudo o que vai ter no meu casamento dentro daquele contrato, de forma resumida, pra dar uma visão geral. Aqui é legal ser o mais descritiva possível, mas que não fique longo demais. Também descrevo forma de pagamento aqui, se necessário.

5) Coluna "Valor total": bem simples, aqui coloco o valor total daquele contrato.

6) Coluna "Pago": nessa coluna fico atualizando a cada novo pagamento daquele contrato, para ter visibilidade do quanto já paguei.

7) Coluna "Falta": coloquei uma fórmula básica do Excel (bem padrão) que, a partir da informação do valor total e do que já foi pago, ele calcula automaticamente pra mim o quanto falta pagar daquele contrato. Isso me dá visibilidade do quanto ainda estou devendo para cada fornecedor.

8) Coluna "Data limite para quitar": não basta saber quanto já foi pago e quanto falta pagar, preciso saber também até quando tenho para pagar cada contrato. E isso é super importante não apenas para não perder prazos e atrasar pagamentos, mas também porque cada contrato tem um prazo diferente, e é super fácil se embananar aqui se não tiver organização. Por exemplo, o espaço do meu casamento precisa estar quitado 30 dias antes da data, mas o bar que eu contratei pode ser quitado até 5 dias antes da data.

9) Coluna "Quitado?": eu sou muito visual e nem sempre tenho um tempão pra analisar cada parte da planilha. Então, nessa coluna eu trabalho apenas com as cores: o que está em verde é o que está quitado, e o que está em vermelho é que ainda não está quitado. Bem simples, mas prático, pra bater o olho e já ver.

E pra ver o valor geral? No final da planilha, deixo uma linha "Subtotal", onde somo toda a grana que vou gastar, toda a grana que já gastei e toda a grana que ainda devo. Voilà! Um panorama geral do meu casamento, resumido numa planilha super simples, apenas com o essencial.

Minha intenção ao mostrar minha planilha pra vocês é pra ajudar especialmente as noivinhas que ainda estão no início da organização e não sabem por onde começar a arrumar tudo. Em outro debate expliquei como organizei os orçamentos que ia recebendo de cada fornecedor (também por meio de uma planilha), você pode ler aqui. Espero que tenha ajudado vocês Smiley laugh

Me contem aqui também como estão se organizando, assim trocamos ideias até mesmo para completar nossas planilhas e planners! Smiley xd

----------------------------------------------------

Meus debates que podem ajudar a se inspirar e a tirar dúvidas:

Meu jantar de noivado! #vemver

Economizar dinheiro...até onde?

Meu incrível planner da noiva chegou! #vemver #textão

Vestido dos sonhos: manga comprida rendado!

Casar no civil em dia diferente do religioso?

Taxa do ECAD: o que é isso? Devo pagar?

Mimos fofos para surpreender os convidados no seu casamento

Lista de absurdos que as noivinhas ouvem até o casamento

Quais as datas corretas para chás, convites e casamento?

Madrinhas como decoração do casamento: vamos falar sobre isso?

Meu casamento resumido!

Recadinho carinhoso do dia para noivinhas ansiosas

Checklist de enxoval de casamento

Qual é a sua linguagem do amor? #As5LinguagensDoAmor

Dicas para evitar calotes de fornecedores

A louca do enxoval rosa!

Dicas incríveis para negociar descontos e pacotes com fornecedores

Finalmente o primeiro...quilo perdido!

Minha experiência com relacionamentos abusivos

Nome dos noivos nas lembrancinhas?

Série Viajando Tranquila: Economia nas passagens e pacotes

Série Viajando Tranquila: Dicas para viajar de avião

Cuidado ao compartilhar sua alegria na internet!

Se inspire: bem-casados em tons de rosa!

Se inspire: convites em tons de rosa

Se inspire: buquês em tons de rosa

"Se não for pra casar direito, então nem casa!"

-------------------------------------------------

Meus debates sobre o meu casamento:

Assim nosso sonho começa a tomar forma - Primeiro contrato fechado!

A banda da cerimônia dos sonhos - Segundo contrato fechado!

Fotografia e filmagem de arrasar - Terceiro contrato fechado!

4 meses de noivado e 600 dias para o casamento!

Cerimonialista de confiança - Quarto contrato fechado!

Os drinks deliciosos do meu casamento - Quinto contrato fechado

499 dias e o que já temos até agora!

26 Respostas

Última atividade por Carlos, dia 25 de Setembro de 2023 às 11:22
  • Carlos
    Noivo Novato Janeiro 2024 Bahia
    Carlos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, gostaria de obter essa planilha. Pode me mandar?

    *************.**@*****.***

    • Responder
  • Michel
    Noivo Novato Abril 2022 São Paulo
    Michel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    OLÁ PODERIA ME ENVIAR ESSA PLANILHA? PODE SER NO EMAIL DA MINHA NOIVA *************@*****.***

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Constante Agosto 2021 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii noivinha!

    poderia disponibilizar a sua planilha por email?

    obrigada!


    • Responder
  • Elienay
    Noiva Curiosa Maio 2022 São Paulo
    Elienay ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola, você poderia disponibilizar o modelo da sua planilha?

    Meu e-mail é ***************@*******.***

    • Responder
  • Priscila
    Noiva Principiante outubro 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pode enviar por favor ******************@***.***

    • Responder
  • Priscila
    Noiva Principiante outubro 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu quero ******************@***.***

    • Responder
  • M
    Noiva Novata Setembro 2020 São Paulo
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Será que você pode mandar para o meu email a sua planilha?

    *************@*******.***

    Muito obrigada

    • Responder
  • Patti
    Noiva Novata Setembro 2020 Rio de Janeiro
    Patti ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá poderia me passar o modelo da sua planilha editável se possível ?
    Email: *****.*****.*******@*****.***
    Desde já Obrigada.

    • Responder
  • L
    Noiva Novata Fevereiro 2020 Minas Gerais
    LAYLA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola, voce poderia disponibilizar o modelo da sua planilha? meu email e ********@*******.***

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que curtiu! Espero que ajude nos seus orçamentos Smiley kiss
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Encontrei alguém mais organizada que eu! Hahahahaha Smiley xd
    Mas realmente, é muito fácil se perder nos valores quando não se tem uma ferramenta de organização, qualquer que seja ela. Por isso preciso de tudo bem arrumadinho e visual Smiley tongue
    • Responder
  • Camila
    Super Noiva Abril 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei a planilha e as dicas noivinha. Ainda estou no começo e adoro planilhas tbm, já vou fazer a minha rsrs
    • Responder
  • Leilah
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Leilah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adoro, adoro, ADORO planilhas do excel! Sou a louca das planilhas, faço tudo que posso por lá, HIASUDHSAIUDHSAIUHDIASU. Tenho aquela planilha sobre o casamento que compartilhei uns meses atrás, sobre minha estimativa de gasto para cada item, e quanto gastei de fato, a planilha de fornecedores (que até enriqueci com as informações que você me passou da sua, hehe!) e uma planilha financeira, em que lanço todos os meus gastos e economias do mês. Quando o dinheiro cai na conta, já sei direitinho para onde vai cada valor, e assim consigo me organizar, não gastar demais, pagar os fornecedores atuais e já ir juntando um dinheirinho para os contratos futuros. Isso sem contar, claro, que também uso as ferramentas de organização aqui do site xD

    E realmente, fica muito fácil alcançar um objetivo quando você o coloca no papel certinho, se planeja e organiza para que ele aconteça. Essas planilhas são uma baita ajuda Smiley heart

    • Responder
  • F
    Noiva Master outubro 2019 São Paulo
    Francielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Saudades suas também maravilhosa ❤️
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que curtiu Fran! Saudades de você sua linda Smiley heart

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que ajudou, Lari Smiley kiss

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É verdade! Por isso recomendo listar TODAS as miudezas, a gente vai deixando pra frente e vai esquecendo né?

    Eu até tentei me organizar aqui pelo site, mas achei a ferramenta muito confusa Smiley atonished

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que ótimo, Mari! Espero que ajude Smiley catface

    • Responder
  • F
    Noiva Master outubro 2019 São Paulo
    Francielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ana como sempre mandando bem nas ajudas hahaha, amei Aninha já vou salvar aqui Smiley love

    • Responder
  • L
    Noiva Constante outubro 2020 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate! Ajudou muito ❤️
    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Abril 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tenho uma pasta sanfona com os contratos e me organizo aqui pelo app porque acho mais prático. Aqui eu anoto TUDO, até se eu gastar 1.50 com fita de cetim rsrsrs

    Mas é bom ficar sempre organizado porque a gente costuma colocar oa gastor pesados e esquece das miudezas
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Abril 2019 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei a dica. Adoro planilhas, vou me organizar também

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Legal Gabi, quase um planner! O importante é ter um lugar pra anotar tudo!
    E isso do celular é bem real hahahaha super importante guardar os contatos anotados Smiley xd
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que gostou Rose! Smiley heart
    • Responder
  • Gabriella
    Noiva Master Julho 2019 Rio de Janeiro
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu nao fiz planilha nao
    Mas temos uma pasta com os contratos e eu tenho um caderninho onde anoto as informações dos fornecedores, o que ja pagamos e vou anotando as parcelas que vao sendo pagas. Anotei tambem o contato dos fornecedores, caso aconteça algum imprevisto com o celular ne rs
    • Responder
  • R
    Top das Noivas Janeiro 2017 Rio de Janeiro
    Rose ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito legal seu debate e cheio de dicas e informações valiosas.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas