Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Tainara Camelo
Noiva Esperta Março 2017 Paraná

Curso de noivos!

Tainara Camelo, dia 10 de outubro de 2016 às 15:06 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 5

Olá noivinhas!

Sábado nós fizemos o curso de noivos e agora sim posso dizer que estamos preparados para entrar na vida de casados!

Nosso casamento é em março, os cursos da nossa cidade desse ano já tinha acontecido e os do ano que vem seriam só depois de abril... ou seja, tivemos que recorrer pras paróquias vizinhas. Infelizmente pegamos o curso mais caro, porque era o único que tinha por perto que daria tempo de fazer até o casamento. Normalmente, os cursos são R$20,00 por aqui, mas esse custou R$50 dilmas! Mas faz parte né. Lado bom: esse curso, diferente dos outros, é um dia só. Lado ruim: os outros são da 13h às 18h, esse foi das 13h as 21h!

Não vou mentir, foi meio enjoativo ficar lá o dia todo sentados. Como nós somos de outra cidade, chegamos lá 12:15h e ficamos esperando até o horário. Tivemos uma pausa de 10min ás 15:20h e depois uma pausa de 20min às 17:30h. Outra coisa que não gostei: tinha algumas horas que tinha que dançar. Eu odeio fazer essas coisas, a não ser que ninguém esteja vendo e meu noivo também não gostou nadinha da ideia. Todas as palestras foram dadas por casais com muuuuitos anos de casados rsrs

Primeiro o frei deu uma palestra sobre o casamento com Deus, outro casal deu uma palestra sobre o casal e a vida religiosa e sobre o poder da oração. 15:30h começou uma palestra sobre paternidade (em resumo, foi dito que não é só a mãe que tem que ficar com o trabalho duro, dicas de como ser amigo do seu filho e o quanto o amor e carinho que demonstramos reflete no futuro deles).

Às 16:30h começou uma palestra sobre a vida financeira do casal, que as contas não é mais só de um ou só do outro, é dos dois e os dois tem que entrar em um consenso sobre a questão financeira.

Então tivemos uma pausa e as 18h começou uma palestra sobre a vida à dois. Essa palestra foi excelente (pelo menos pra mim e meu noivo) e a melhor de todas (na minha opinião). Tudo o que foi dito ali nós vamos levar pra vida. As dificuldades da vida à dois, o orgulho, as briguinhas sem motivo, a toalha molhada em cima da cama que irrita, todas as briguinhas mal resolvidas acarretam em problemas maiores no futuro. Foi falado sobre a importancia do diálogo, cada coisinha que incomoda tem que falar pra não gerar raivas e no futuro o casal viver como irmãos dentro de casa, do porquê não se deve levantar a voz... muita coisa muito importante pra vida à dois! Uma frase que o casal repetiu várias vezes: "Não desista da sua família, muitos divórcios são causados por briguinhas mal resolvidas que o casal empurra com a barriga."

18:45h começou uma palestra sobre sexualidade e essa eu não vou mentir: foi um saco e bem mais longa. Durante todas as outras palestras eu estava completamente entretida (e meu noivo também, e olha que ele é chato de se entreter!), quando começou essa foi um problema. Primeiro que eu não concordei com muita coisa que foi dita ali, consequentemente fiquei morrendo de sono e preguiça. Pelo que eu percebi, o cara é BEM machista e tava basicamente falando que a mulher é um problema por "demorar mais" pra conseguir "chegar lá" e em resumo disse que o lugar dela é dentro de casa satisfazendo o homem e cuidando dos filhos. Não sei vcs, mas jamais que eu concordo com um troço desses. E também passaram muito mais tempo falando da vida dos dois e do quanto os filhos são perfeitos ao invés de dar uma palestra sobre o casamento. Eu não concordo e falei sobre isso (mais pra baixo eu explico).

20h o casal que coordena a Pastoral da Família falou sobre os documentos necessários e como acontece a cerimônia religiosa na cidade deles (pra nós, não adiantou em nada, tudo é completamente diferente aqui na nossa cidade...)

20:20h fomos para a capela ter um momento com Deus e ás 20:45h foi servido um jantar à luz de velas (mas depois acenderam as luzes pq ninguem enxergava nada kkkk)

Conforme todos terminavam seu jantar, eles entregavam uma folha com um questionario da palestra, perguntando sobre o que achamos do tempo da palestra (bem longo), qual palestra gostamos mais (a da vida á dois que aconteceu às 18h) e porquê, a que menos gostamos (a da sexualidade) e porquê (falamos exatamente oq pensamos: longa, desnecessária e passaram mais tempo falando da familia deles do que dando palestra), pediam outras sugestões e perguntavam se a gente tem interesse em fazer parte da Pastoral da Família.

No meio de algumas dessas palestras, tinham algumas dinamicas muito interessantes, e a que eu mais gostei foi a de segurar na mão do seu parceiro e olhar nos olhos dele, podia conversar, fazer oq quiser, mas tinha que olhar nos olhos. Isso foi muito bom, pq aí eu percebi que eu nunca tinha olhado nos olhos dele daquele jeito. Já tinha olhado nos olhos dele, mas por pouco tempo. Essa foi uns 5 minutos, foi maravilhoso.

Apesar de ter sido muuuuuito longa, com algumas partes chatas e uma palestra bem desnecessária, foi maravilhoso ter esse momento. Não sei como funciona com as outras religiões, mas se você tiver a oportunidade, faça, porque é maravilhoso demais ter esse momento. Quando estávamos voltando embora tava dando até saudade do curso, porque foi realmente muito maravilhoso, muito esclarecedor!

Confira mais detalhes do meu mini-wedding

Meu diário de noiva

Buquê - as fitas para a dança

Nosso fotógrafo

Nossa aliança

Piercing e Brincos

Fechamos o buffet!

Papelaria do casamento: DIY - Tags

DIY - caixa dos noivinhos

DIY - caixa das noivinhas

Papelaria do Casamento: DIY - cartão de agradecimento

DIY - buquê das daminhas

DIY - chuva de arroz

Terno do Noivo escolhido!

Minha web de casamento

Compras do Aliexpress - parte 1

Vasinhos do centro de mesa

Anel de Guardanapo

Chuva de arroz

Detalhes com spray dourado

Iniciais em MDF

Abotoaduras do noivo

Meus sapatos do dia C!

Meu vestido

Detalhes do Chá

Lembrancinhas

Os sustos que já tive

Coisas de família - entrada na igreja

Quase fico sem casamento!

A cor do vestido

Pesadelos

Nova Integrante

A saga do vestido de noiva

5 Respostas

Última atividade por Fernanda, dia 26 de Dezembro de 2016 às 22:15
  • Fernanda
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fiz vários cursos de noivos calmaaaaa gente minha mãe é uma das organizadoras daqui na cidade então qdo pequena vivia indo junto kkk mas agora o oficial farei em abril 2017
    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2017 Minas Gerais
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada por compartilhar! Vamos fazer o curso ano que vem mesmo, será em um domingo, o dia inteiro (das 7 às 17Smiley cry ), mas ok. O importante é aprender!

    • Responder
  • C
    Super Noiva Março 2017 Bahia
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu estou querendo casar em março e aíndo nem falei a data pro pastor pra poder ter o curso de noiva,deve ser super legal este curso!!
    • Responder
  • Bmmands
    Noiva Ativa Agosto 2025 Goiás
    Bmmands ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que legal, não vou fazer curso pq meu casamento vai ser com o juiz, mas me deu ate vontade de fazer só por causa dessa dinâmica de ficar olhando nos olhos do noivo *-*E sobre essa palestra sobre sexualidade, ooolha mas eu acho que é o mais palestrante que não tem o dom hajaFelicidades noivinha, bjs.
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que bacana noivinha! Vou ver meu curso de noivos esse mês, fiquei até mais animada em participar, tomara que tenham palestras bacanas assim como no de vcs!!! Bjs
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas