Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Tainara Camelo
Noiva Esperta Março 2017 Paraná

Atualizando os documentos

Tainara Camelo, dia 12 de Maio de 2017 às 20:08 Publicado em Fórum Recém-casad@s 20 47

Olá noivinhas e casadinhas.

Hoje vim dar uma dica (que pra mim foi ótima) de como atualizar os documentos depois de casada, e essa vale para todas as noivinhas e para as casadinhas que ainda não atualizaram seus documentos.

Depois de 2 meses de casada, ainda não terminei de atualizar meus documentos, mas já fiz grande parte.

Fui primeiro na Junta Militar para atualizar o cpf, mas lá fui informada que deveria começar pelo título de eleitor e depois pelo cpf.

O título foi preciso levar a certidão de casamento, cpf, rg e um comprovante de residencia no meu nome ou no nome do meu marido (no meu caso estava no nome dele). Ficou pronto na mesma hora e já foi atualizado pra identificação biométrica, que será obrigatória em breve por aqui. O título eu alterei logo nas primeiras semanas depois de casada.

Depois, passei para o cpf. Eu não sei se muita gente sabe, mas é possível atualizar o cpf sem custo nenhum pelo próprio site da receita federal. Eu não sabia, descobri fuçando na internet. Pelo que entendi, mudaram alguma lei ou norma, e a partir desse ano é possível fazer online. Atualizei o meu assim, mas depois levei no correio só pra conferir se já estava tudo ok.

Eu não sei se posso postar o link aqui, mas é só colocar no google "alteração de dados cadastrais cpf", é o primeiro link que aparece! Começa com idg.receita.fazenda etc...

google

Depois é só descer a página até "Onde solicitar a alteração". Nesse tópico tem o link direto para alteração do cpf. O melhor, é de graça e não precisa enfrentar fila nenhuma de correio rsrs

onde solicitar

Depois é só clicar no link que está abaixo de "pela internet". O site é seguro, mas alguns navegadores marcam como inseguro, só clicar em avançado e continuar.

atualizar cpf

Aí é só completar o cadastro e fazer as alterações. Coloque o número do cpf, o nome que você passou a assinar, data de nascimento, etc.. Nas "informações adicionais obrigatórias" eu coloquei o número da matrícula da certidão de casamento, que fica logo abaixo dos nomes.

certidao

A matricula deve ser inserida com tipo, número e órgão emissor. Como nosso caso é alteração de nome por motivos de casamento, ela tem que ser preenchida com a certidão. Exemplo: Certidão de casamento [número da matrícula] Cartório de Registro Civil/PR

No meu, coloquei exatamente assim e deu certo.

Depois preenche os dados de endereço e telefones atualizados e clica em Enviar.

Eu não me lembro direito, pq faz um mês que atualizei. Mas se não estou enganada, ao clicar em enviar pede para digitar aquelas letras de verificação.

Em alguns casos, tem um protocolo que aparece para imprimir e levar nos correios, aí é só levar em alguma agencia e confirmar o procedimento. No meu não apareceu, já deu logo como atualizado.

Para confirmar se deu tudo certo, é só entrar em "Comprovante de Situação Cadastral no CPF", inserir o numero do cpf e data de nascimento, clicar em consultar e digitar as letras de verificação.

comprovante

Esse site é meio chatinho e nunca vai, mas por aqui aparece certinho.

Ou então, vai em "Comprovante de Inscrição - 2ª via CPF" e clica na primeira opção "Impressão Simplificada".

segunda via

Aqui é só colocar o número do cpf, o nome ATUALIZADO, a data de nascimento, nome da mãe e o número do titulo de eleitor, clicar em enviar, preencher as letras e vai abrir o seu cpf, como se fosse aquele cartão, com seu nome novo e o número.

impressão

Depois de fazer tudo isso, eu ainda levei no correio pra conferir, mas tava tudo certinho. Economizei R$7,00 :p Imprimi essa folha da segunda via, recortei bonitinho e mandei plastificar (porque né, é documento...). Se o seu nome foi atualizado corretamente, quando vc ficar esses dois ultimos passos, ele vai aparecer como o seu nome está cadastrado, seu número, etc. Se ainda estiver o nome de solteira, aconselho a ir no correio. Ou então faça como eu e vá de qualquer jeito kkkkk eu fui pq não sabia que tinha como fazer pela internet e não tinha certeza se atualizei certo.

Depois, fui pro RG. Voltei na junta militar com tudo atualizado. Não me pediram comprovante de residencia, mas deve ser pq aqui é cidade pequena, então o endereço só foi falado (e o rapaz ainda colocou errado, mas disse que isso não influencia em nada). Só levei a Certidão de Casamento, cpf e foto atualizada. Aí ele fez todo aquele processo que a gente já faz quando é criança e faz rg pela primeira vez, e pronto. Gera uma taxa, não sei se varia de estado, mas para mim foi R$33,00 D: O RG eu atualizei HOJE e só ficará pronto até começo do mês de Junho.

O documento que falta atualizar é o do PIS na caixa econômica e a carteira de trabalho, e esse é um que eu tenho que CORRER pq meu fgts inativo sai mês que vem, eu não tenho cartão cidadão e tenho que sacar com meus documentos. Segundo o rapaz da junta militar, se eu for com meu rg e cpf atualizado, mas meu pis e minha carteira desatualizados, pode dar cagada. E é melhor não arriscar né, dinheiro nessa altura do campeonato não da pra ignorar kkkkkkk Só não sei dizer se esses dois tem alguma taxa.

No total, gastei R$33,00 atualizando. Fora os R$0,90 pra plastificar rsrsrs

Por enquanto é isso, meninas. Espero que tenha ajudado quem ainda estava na dúvida do que fazer e por onde começar. :*

CASEI! Vem ver. Fotos não oficiais - parte 1

CASEI! Vem ver. Fotos não oficiais - parte 2

Confira mais detalhes do meu mini-wedding

Meu diário de noiva

Buquê - as fitas para a dança

Nosso fotógrafo

Nossa aliança

Piercing e Brincos

Fechamos o buffet!

Papelaria do casamento: DIY - Tags

DIY - caixa dos noivinhos

DIY - caixa das noivinhas

Papelaria do Casamento: DIY - cartão de agradecimento

DIY - buquê das daminhas

DIY - chuva de arroz

Terno do Noivo escolhido!

Minha web de casamento

Vasinhos do centro de mesa

Anel de Guardanapo

Chuva de arroz

Detalhes com spray dourado

Iniciais em MDF

Abotoaduras do noivo

Meus sapatos do dia C!

Meu vestido

Curso de noivos

Nossas lembrancinhas de casamento

Coisas que não farei no casamento

Agenda da Noiva - DIY

Compras do Aliexpress - parte 1

Compras do Aliexpress - parte 2

Compras do Aliexpress - parte 3

Compras do Aliexpress - parte 4

Papelaria do Casamento: Convites

Entrevista com o padre - igreja católica

Entrega dos Convites

Documentação do Civil

Nossos primeiros presentes

DIY - Kit toalete: caixinhas e embalagens

Compra do Aliexpress 4 - O brinco da noiva

DIY - Buque da Noiva

Chá de Cozinha

DIY - Placa das cadeiras dos noivos

DIY - Livro de Assinaturas

DIY - Cartão das Mesas

DIY - Lembranças Infantis

As músicas do Dia C

DIY - Plaquinhas divertidas para fotos

DIY - Kits dos Banheiros


47 Respostas

Última atividade por Fran, dia 16 de Janeiro de 2021 às 10:00
  • F
    Noiva VIP Julho 2022 São Paulo
    Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada 😃👏🏻
    • Responder
  • T
    Noiva Ativa Dezembro 2020 São Paulo
    Tayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    ÓTIMA DICA!

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Junho 2020 Rio de Janeiro
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Até salvei sua postagem pra quando eu casar, vai ser muuuuito útil. Obrigada!

    • Responder
  • K
    Noiva Esperta Junho 2020 São Paulo
    Késsy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha a sua postagem foi extremamente útil! Obrigada por compartilhar!
    • Responder
  • N
    Noiva Novata Novembro 2016 Rio de Janeiro
    Naiara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Perdão *Cecília *
    • Responder
  • N
    Noiva Novata Novembro 2016 Rio de Janeiro
    Naiara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Célia e ai conseguiu resolver ? Fiz o meu hoje e também apareceu isso, você foi na receita mesmo? Foi fácil? Obrigada!
    • Responder
  • Tainara Camelo
    Noiva Esperta Março 2017 Paraná
    Tainara Camelo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ish, não sei hein... por ser internacional, acredito que teria que trocar tudo antes ou então ver no cartório como que fica essa parte, se tem algum tipo de declaração que você pode usar como o documento...

    • Responder
  • Tainara Camelo
    Noiva Esperta Março 2017 Paraná
    Tainara Camelo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não muda o numero, só muda o nome mesmo... eu ainda tive que atualizar duas vezes o titulo: uma pra biometria e outra pro nome de casada, foi quase 1 mes de diferença de atualização Smiley sad

    • Responder
  • Tainara Camelo
    Noiva Esperta Março 2017 Paraná
    Tainara Camelo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não, só se voce colocasse o sobrenome do marido, daí teria que ter todo esse trabalho de alterar tudo rsrs

    • Responder
  • Tainara Camelo
    Noiva Esperta Março 2017 Paraná
    Tainara Camelo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não chega pelos correios porque de uns anos pra ca eles não emitem mais o cartão de cpf. Eu imprimi o arquivo do cpf, uma imagem igual é o cartão, aí plastifiquei e ando com ele...

    • Responder
  • Ana Carolina
    Noivo Principiante Abril 2021 Rio de Janeiro
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vc conseguiu viajar de boa msm com os docs de solteira? Ou tem q trocar tudo pra viajar? No meu caso é internacional.
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Novata Março 2019 Rio de Janeiro
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oiii casadinha, quando atualiza o sobrenome no titulo, muda o numéro dele ? pq eu queria atualizar o cpf primeiro e la pede o numero do titulo.


    • Responder
  • Cecilia
    Noiva Curiosa Março 2019 São Paulo
    Cecilia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii Bruna... E tendi... Vou ter que fazer quando voltar... Amanhã viajo q trabalho, estou colocando o nome de solteira por enquanto
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Novata Março 2019 Santa Catarina
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Cecília. O meu também apareceu isso.. confesso que fiquei preocupada, sabia? Mas acredito que só possa ser em uma agência da Receita mesmo, que não adianta ir aos correios..
    • Responder
  • Dalila
    Noiva Esperta Julho 2019 São Paulo
    Dalila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei noivinha !! já me ajudou muito com as dúvidas Smiley smile

    • Responder
  • Cecilia
    Noiva Curiosa Março 2019 São Paulo
    Cecilia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu fiz a atualização no site... porem apareceu essa informação:Dirija-se a uma unidade da Secretaria da Receita Federal do Brasil de posse deste comprovante para concluir seu atendimento.


    PROTOCOLO VÁLIDO POR 90 (NOVENTA) DIAS.


    Vou na receita ou pode ser nos correios?

    • Responder
  • Camila
    Noiva Ativa Março 2019 Paraná
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelas dicas.
    • Responder
  • July Rocha
    Noiva Novata Novembro 2015 Rio de Janeiro
    July Rocha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, casei mas não alterei meu nome, continuo com o mesmo nome de solteira preciso mudar meus documentos mesmo assim?

    • Responder
  • N
    Noiva Curiosa Abril 2019 Rio de Janeiro
    Núbia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelas dicas,ajuda muito,eu mesmo casei em janeiro de 2019 no civil,a escrivã me deu algumas opções,se eu queria trocar meu sobre nome ou acrescentar o sobrenome do meu esposo ao meu,falei q acrescentar então ficou meu sobrenome+sobrenome do meu esposo,e ainda não tive tempo de trocar correria de trabalho,vou vê agora nas minhas férias, não sabia nem por onde começar.
    • Responder
  • T
    Super Noiva Junho 2019 Minas Gerais
    Tati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate.
    ObrigadaSmiley kiss
    • Responder
  • Nataline
    Super Noiva outubro 2019 São Paulo
    Nataline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa tarde noivinha... que dica de ouro em muito obrigada.

    • Responder
  • Joyce
    Noiva Ativa outubro 2020 São Paulo
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que ótimo, vai ajudar bastante. Obrigada casadinha
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Ativa outubro 2019 Santa Catarina
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Colocar o sobrenome do meu marido no meu é importante para ele... mas já pensei em não colocar para ter que passar por toda essa burocracia de alterações. Mas, essas dicas foram de grande valia, vai me ajudar.

    • Responder
  • Rayzza
    Paraíba
    Rayzza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá colega, eu já fiz o cadastro do CPF no site e foi realizado com sucesso, gostaria de saber se o CPF atualizado chega pelos correios? e se precisa ter gente em casa para receber e assinar, ou se eles põe na caixa de correspondência?? Ou se já vale o CPF que eles geram na hora para imprimir no pelo site??

    • Responder
  • Stefani
    Noiva Novata Novembro 2018
    Stefani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelas informações.. Tenho somente uma dúvida. Eu sou natural do estado do Rj. Meu RG,carteira de trabalho,CPF é tudo de onde eu morava.O titulo de eleitor é do estado de MG,onde moro atualmente.Casei onde moro atualmente.O que preciso saber é : Ao renovar meus documentos que são do estado de RJ irá permanecer iguais ou irão mudar pelo tipo do estado de MG? Exemplo: A minha RG não tem letras antes dos numeros,já aqui em MG tem essas duas letras(MG) antes dos números.Sinceramente estou tão acostumada com meus documentos atuais que não gostaria que mudasse para o tipo daqui. Só quero que renove mudando o meu nome e o local de onde moro.

    • Responder
  • Deanne
    Noiva Novata Setembro 2018 Pará
    Deanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não precisa trocar, Tamires.
    • Responder
  • Andrinny
    Noiva Novata Setembro 2017 Bahia
    Andrinny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não sei se acontece só comigo. Eu troquei meus documentoa e mesmo assim quando vou me inscrever em algo aparece com nome de solteira. Já estou ficando preocupado. Por favor se alguem sabe algo me ajude
    • Responder
  • Chelley e Michel
    Noiva VIP Novembro 2018 Paraná
    Chelley e Michel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sobre esse debate Smiley love

    muito obrigada casadinha foi de grande ajuda Smiley kiss

    • Responder
  • J
    Noiva Constante Junho 2023 Rio de Janeiro
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimas dicas, muito obrigada. Smiley smile Smiley kiss

    • Responder
  • Camila
    Super Noiva Março 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Me tira uma dúvida cansadinha......vc pegou a segunda via do seu CPF nos correios? Ou ficou apenas com a xerox plastificada?

    • Responder
  • Tamires
    Noiva Principiante Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mesmo sem trocar o sobrenome, precisa trocar todos os documentos??

    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Abril 2017 Santa Catarina
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que legal.... Eu não troquei de sobrenome... Fiquei com o mesmo de solteira. Meu marido queria que eu pegasse o nome do meio, como para isso tinha que pegar o do meio e o do final, optamos por permanecer igual. Smiley winking
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas